A natureza é o que podemos chamar de “engrenagem” perfeita, porque todas as coisas ocupam um lugar estratégico e possuem um lugar correto. Por exemplo, você não vai encontrar leões no Brasil, ou pandas na África. Essa é uma informação relativamente de amplo conhecimento, certo? Bom, nem tanto.
As pessoas infelizmente parecem perceber essa regra apenas quando o assunto são animais imensos, ou coisas obvias. Como, por exemplo, todo mundo sabe que não se encontram tubarões brancos em águas de rio, certo? Mas você sabe aonde eles vivem? Você sabe qual papel eles desempenham?
A verdade é que a maioria de nós não faz a menor ideia de qual o papel de cada animal no meio ambiente e isso não seria um problema por si só. O problema é que a ignorância leva as pessoas a cometerem erros que podem desregular todo um bioma, ou seja, todo um sistema. É exatamente isso que tem acontecido nos Estados Unidos.
Arrependimento
O que você faz quando adota um animalzinho de estimação e depois acaba desistindo, ou mudando de ideia? Infelizmente, esse tipo de coisa acontece e nem todo mundo tem cuidado na hora de decidir o que fazer. Os problemas são muitos e afetam todo tipo de animal de estimação. Quantos cães e gatos você já viu vivendo nas ruas, por exemplo? Acontece que nem todos foram simplesmente abandonados, a maioria é apenas consequência disso, tendo sido gerados por animais abandonados.
O problema, no fim das contas, é a superpopulação. Existem bairros no Brasil onde a população de cães e gatos chega a assustar. E o problema nunca termina porque quanto mais cães existem, mais cães se reproduzem – o mesmo vale para os gatos. Mas e quando o problema são peixes?
A cidade de Burnsville, Estado de Minnesota, precisou emitir um comunicado oficial para que a população pare de descartar peixes de aquário nas águas públicas – contando lagos e lagoas. O motivo? Especialmente no caso de peixinhos dourados, os animais estão arriscando todo o sistema pluvial da região.
Peixe gigante e invasor
Os “peixinhos dourados” são, na verdade, uma variação da carpa selvagem asiática. Eles não eram animais de estimação, mas foram domesticados. O problema é que essa domesticação é frágil porque os animais precisam ser mantidos em aquários, do contrário se tornam realmente ameaçadores.
Please don't release your pet goldfish into ponds and lakes! They grow bigger than you think and contribute to poor water quality by mucking up the bottom sediments and uprooting plants.
Groups of these large goldfish were recently found in Keller Lake. pic.twitter.com/Zmya2Ql1E2— City of Burnsville (@BurnsvilleMN) July 9, 2021
A maioria das pessoas acredita que não faz mal soltar o animal na água, já que pior seria mata-lo. Acontece que o melhor é dar seu aquário para algum amigo disposto, já que esses animais se tornam predadores quando soltos em águas naturais. Para se ter ideia, existem registros de peixinhos dourados pesando 2,2kg, no Reino Unido.
O problema enfrentado pelos EUA não é inédito, anteriormente países como Inglaterra e Alemanha já precisaram agir para conter o mesmo problema. Os “peixinhos-dourados” crescem, se reproduzem rapidamente e dominam as espécies locais. Eles se tornam poderosos, pesados e se locomovem em cardumes que desenterram plantas nativas e movimentam os sentimentos do fundo dos rios, lagos e lagoas, gerando um desequilíbrio perigoso.