A ansiedade é um transtorno psicológico bastante comum nos dias de hoje. Trata-se de uma doença caracterizada por sintomas bem específicos, como medo, desconforto, estranheza, insegurança e mal-estar. Pessoas ansiosas estão sempre alertas, acreditando que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, com um constante sentimento de angústia.
Entre os distúrbios comportamentais mais recorrentes, a ansiedade é aquele que causa mais preocupação. Existem diferentes tipos de ansiedade, como, por exemplo, a ansiedade patológica, que é aquela que se apresenta como doença e que interfere na vida e na rotina das pessoas e que se mostra paralisante. Os transtornos de ansiedade mais comuns são:
- Síndrome do pânico;
- Fobia social;
- Estresse pós-traumático;
- Ansiedade generalizada.
Veja também: Sinais que indicam que você pode ter um transtorno de ansiedade
Esse estado psíquico está muito relacionado ao tipo de rotina que as pessoas vivem na atualidade e às pressões que são frequentes na sociedade moderna e no mercado de trabalho. O estímulo recorrente à competitividade entre as pessoas e as cobranças levam ao desenvolvimento de quadros de ansiedade.
Sintomas da ansiedade
Os transtornos de ansiedade são os quadros nos quais o indivíduo apresenta: ansiedade crônica e permanente, medo paralisante, problemas para dormir, prejuízos à vida profissional, limitações nas relações sociais, irritabilidade, entre outros problemas.
A ansiedade também pode gerar sintomas físicos, como: palpitações, falta de ar, suor excessivo, tremores, dor no peito, náuseas, tensão muscular, tonturas, boca seca, medo de morrer, formigamentos, entre outros. Os sinais podem se manifestar em várias situações, principalmente quando a pessoa se encontra em ambientes que provoquem elevados níveis de estresse.
A ansiedade acentuada se manifesta de forma quase irracional e precisa ser tratada com psicoterapia e medicamentos. As consultas e o acompanhamento com o psicólogo e o psiquiatra devem ser periódicos. O objetivo do tratamento é restabelecer a saúde mental e o equilíbrio do indivíduo.
Como prevenir a ansiedade?
A ansiedade é um problema que atinge praticamente todas as pessoas em algum momento da vida. É importante prevenir os fatores e gatilhos que podem desencadear crises de ansiedade ou ansiedade generalizada.
As principais estratégias para a prevenção da ansiedade são:
- Fazer sessões de Psicoterapia;
- Fazer uma higiene mental diária;
- Evitar pensamentos negativos;
- Controlar o estado de ansiedade;
- Praticar atividades físicas com regularidade;
- Ter uma rotina saudável, com alimentação balanceada;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Incluir na rotina atividades que fomentem o bem-estar;
- Ter boas noites de sono;
- Praticar meditação e Yoga;
- Ouvir músicas relaxantes;
- Reduzir os níveis de estresse diário;
- Aprender técnicas respiratórias de controle da ansiedade;
- Comer alimentos ricos em triptofano, importante precursor da serotonina, presente na banana e no chocolate;
- Tomar chás de melissa, camomila e valeriana;
- Passar mais tempo com a família;
- Ter organização;
- Dedicar mais tempo aos cuidados pessoais;
- Trabalhar a autoconfiança e o autoconhecimento.
Veja também:
Além dos perigos tradicionais, o sexo casual pode causar depressão e ansiedade
Exclua o Facebook por um mês da sua vida e veja o quanto mais feliz você ficará
Médicos retiram pedras, tampas de garrafa e moedas do estômago de um homem