Um jovem cristão chamado Martin Hudáček, residente da Eslováquia, pequeno país ao sul da Polônia e ao norte da Hungria, criou uma obra de arte dedicada às crianças não nascidas. O país de Martin tem uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes e uma taxa de alfabetização de 99,6%. Essa nação é considerada 65% católica romana, 10% protestante e 4% católica grega.
Neste contexto, Martin criou um projeto com uma obra repleta de emoção. A escultura foi chamada de “Memorial para crianças não nascidas”.
Martin se interessa por arte desde a infância e trabalha com materiais naturais, como madeira e pedra. Ele também estudou na Academia de Arte e se interessou pelas esculturas.
Martin Hudáček e sua escultura. Conheça mais sobre o artista: Martinhudacek.sk.
Com o tempo, o artista começou a criar com a ajuda de modelos vivos, como uma mulher e uma criança. Sua principal escultura mostra uma mulher feita em epóxi que imita pedra e uma criança esculpida em poliéster, um tipo de polímero amplamente utilizado no mundo.
Como Martin é muito católico, ele criou um trabalho temático, com foco religioso. Ele diz que sua passagem preferida da Bíblia tem relação com crianças: Mateus 18:3, “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus!”.
Com a contribuição de um amigo, Martin teve a ideia de criar o memorial para crianças que não nasceram. A escultura que deu início ao projeto levou dois semestres para ficar pronta. A obra foi feita em tamanho natural.
A escultura de Martin Hudáček, intitulada “Memorial às Crianças Não Nascidas”, é uma homenagem a Adonai. É uma escultura que reconhece o Criador da vida e que faz uma referência às mulheres que já fizeram abortos.
O jovem ainda está com um novo projeto, uma escultura de Cristo Rei em Kráľova hola, uma montanha localizada na Eslováquia. A obra ficará a uma altura de 1.900 metros.