O sultão Moulay Ismail ibn Sharif viveu entre 1645 e 1727, em Meknes. Ele foi o sultão de Marrocos de 1672 até 1727, sendo o segundo governante da dinastia alaouita. O reinado de Moulay Ismail durou 55 anos, e foi mais longo do que de qualquer outro sultão de Marrocos.
Ismail estabeleceu relações diplomáticas importantes com potências estrangeiras, especialmente com a França, a Grã-Bretanha e a Espanha. Em muitas ocasiões, o sultão marroquino foi comparado a Luís XIV, devido ao seu carisma e autoridade.
Moulay Ismail foi apelidado de “rei sangrento” pelos europeus devido à sua crueldade. Ele também ficou conhecido em seu país como o “Rei Guerreiro”.
Outro dado curioso sobre a biografia deste governante é que ele teve 888 filhos, ou mais. A vida reprodutiva de Moulay durou mais de 30 anos. Ele teve seu primeiro filho aos 18 anos e o último aos 45 anos. Seus filhos foram feitos com mais de 500 mulheres.
Em 1704, Moulay, que então estava com 45 anos, foi informado de que tinha 600 filhos. Oficialmente, ele teve quatro esposas, mas também teve mais de 500 concubinas, que eram expressamente proibidas de cometerem qualquer ato de infidelidade ao imperador, sob pena de serem severamente punidas.
Um estudo detalhado foi realizado sobre a vida de Moulay. Os dados analisados para chegar ao número aproximado de filhos que o sultão teve contaram com informações sobre tabus religiosos sobre sexo, detecção de ovulação e nível de mortalidade fetal da época. As taxas de fertilidade, a probabilidade de concepção e as taxas de sobrevivência também foram incorporadas à pesquisa.
Com todo este estudo, foram atribuídos ao imperador de Marrocos, Moulay Ismael, o número aproximado de 888 filhos. Uma simulação de computador mostrou que no período de 32 anos o imperador conseguiu ter todos estes filhos. Os resultados indicam que Moulay Ismael alcançou uma alta taxa de sucesso reprodutivo em sua vida.
Crédito da foto: Wikimedia
Depois desta pesquisa, o The Guinness Book of World Records aumentou a estimativa do número oficial de filhos que o sultão teve. De acordo com a publicação, o governante teria concebido ao todo 1042 filhos. Os números não são precisos, mas, de qualquer forma, o marroquino se destacou entre os homens que tiveram o maior número de filhos na história.