Históricas

Quem eram os Samurais e quais eram suas armas de combate?

Os samurais tinham diversas armas que eram usadas tanto para defesa como para o ataque. Confira algumas delas aqui!

O samurai, inicialmente era um servidor civil do império japonês, com as funções de cobrador de impostos e administrador de terras.

Durante o período do Japão feudal, ganhou funções militares e virou um soldado da aristocracia imperial, no período de 930 à 1877.

Na época feudal, já com funções militares, o samurai seguia o código de honra denominado Bushidô (caminho do guerreiro) que ensinava as principais características do samurai como: disciplina, lealdade, honra até a morte, habilidade com as armas além de coragem extrema diante de qualquer situação.

Em 1185, Os samurais tornaram-se a classe dominante do Japão, com a fundação do primeiro regime militar japonês, o Xogunato, criando assim grande relação com os senhor senhores a quem serviam.

ANÚNCIOS

A relação de fidelidade entre um samurai e seu Daimyo (senhor a quem serviam) era tão grande, que quando ele não tinha mais um senhor para servir ele era chamado de Ronin.

Um Ronin era a maior penitência para um samurai, pois ele nessa situação, estaria preso a uma vida sem honra e sem um sentido para sua existência.

No século XIX com a restauração do império, se iniciou o fim do feudalismo no Japão. Os samurais foram perdendo seu prestigio e força até chegar ao fim de sua era sendo eles substituídos pelo exercito imperial do Japão.

ANÚNCIOS

As Armas Samurai

Os samurais tinham diversas armas que eram usadas tanto para defesa como para o ataque, cada samurai tinha sua especialidade para empunhar uma arma, porém, todos eles tinham uma intimidade muito grande com uma arma em particular, a Kataná.

Kataná

Kataná

A kataná ou katana é a espada japonesa utilizada pelos guerreiros samurais. Consiste em um sabre cuja lâmina mede em torno de 70 a 90 centímetros, sendo ligeiramente curva e com gume (lado afiado cortante) apenas de um lado.

O elo entre o samurai e sua kataná era quase sagrado. Eles acreditavam que a kataná estava ligada à sua própria alma. Isso fez da arma um símbolo de distinção desta classe, ao ponto que os samurais eram os únicos que poderiam portá-la na cintura.

Wakizashi

Wakizashi

Espada curta carregada pelo samurai, seu tamanho variava entre 30 e 60 centímetros de lâmina, e se diferenciava da kataná na forma em que era forjada, além de possuir transversal diferente.

Quando portada junto à kataná, o conjunto chamava-se Daisho e significava que seu portador era um samurai extremamente habilidoso e qualificado.

Nunchaku

Nunchaku



Esta arma é composta de uma corrente com peso nas pontas, medindo 70 cm a um metro. Em combate utilizava-se para defesa, utilizava-se arremessando para inutilizar a espada do oponente. A arma foi desenvolvida no começo do século 18, e é um exemplo de arma que foi desenvolvida com a preocupação de não ferir o inimigo, mas sim de inutilizar sua arma

Kusarigama

Kusarigama



Kusarigama é uma arma tradicional japonesa que consiste de uma foice com uma longa corrente presa ao cabo e um peso de metal na outra extremidade da corrente.

Seu uso consistia em balançar a corrente com o peso fazendo um grande círculo sobre a cabeça, e então chicoteia para frente ao enlaçar a arma ou até mesmo imobilizar os braços ou pernas do adversário. Isso permitia ao usuário do kusarigama avançar facilmente e atacar com a foice.

Veja também:

Quando foi inventada a primeira arma de fogo?

Mitos Japoneses

Curiosidades Interessantes sobre o Japão

Sobre o Autor