Você já reparou que algumas frutas e legumes vendidos em supermercados vêm com pequenas etiquetas informativas coladas? Alguma vez, por curiosidade, você parou para ler as informações contidas nessas etiquetas? Saiba que algumas dessas frutas e legumes que você consome podem ter informações escondidas, coisas que os mercados não costumam informar abertamente.
Por isso, nós separamos aqui os significados e as funções de algumas dessas etiquetas de frutas e legumes. Dessa forma, na próxima vez que você for a um supermercado ou mercearia, poderá ler as informações e entendê-las.
É importante destacar, antes de tudo, que os minúsculos adesivos geralmente contêm um código de barras ou um número de sistema que fornece o nome do produto e seu preço correspondente, como quase qualquer outro item vendido no supermercado. Mas também existem outras informações nesses rótulos!
O número de identificação contém informações sobre como o produto foi cultivado. Se você aprender a ler, este número pequeno vai ajudá-lo a identificar se a fruta ou vegetal que você está comprando é geneticamente modificado, orgânico ou produzido em contato com fertilizantes químicos, fungicidas e herbicidas. Essa identificação é muito simples de ser feita. Confira:
1. Os últimos quatro números identificam o tipo de produto. Por exemplo, todas as bananas podem ser etiquetadas com o código 4011.
2. Se a figura contém apenas quatro números significa que o produto (frutas ou vegetais) foi cultivado na forma tradicional, com o uso de pesticidas.
3. Se existem 5 números, o primeiro número vai revelar informações sobre como o produto foi cultivado.
Se o código começar com 8, isso significa que a fruta ou vegetal foi geneticamente modificado. Por exemplo, uma etiqueta de maçã geneticamente modificada seria impressa com o número 84131.
Agora, se o código começar com 9, a fruta ou vegetal foi cultivado organicamente. Isto significa que, além de não ter recebido fertilizantes químicos artificiais ou pesticidas, a planta a partir da qual a fruta ou legume teve origem não foi alterada por engenharia genética. Como por exemplo, uma laranja orgânica poderia ter o número 94285 em seu rótulo.
Também vale ressaltar que o adesivo utilizado para colar as etiquetas nas frutas e nos legumes é considerado de qualidade alimentar, mas isso não significa que os marcadores sejam comestíveis. Por isso, nunca se esqueça de retirá-los antes de higienizar e consumir suas frutas e legumes!
Outro dado importante: se você quiser evitar o consumo de pesticidas, fique atento. Os alimentos que são comumente produzidos com o uso de pesticidas ou fertilizantes químicos, mas que, mesmo assim, são seguros para o consumo são: Abacate, Espiga de Milho, Abacaxi, Melão, Feijão, Ervilhas, Manga e Mamão Papaia.
Já na lista dos alimentos que devem preferencialmente ser comprados orgânicos estão: Morangos, Maçã, Pêssego, Aipo, Nectarinas, Espinafre e Uvas.