O cérebro humano é um conjunto de milhares de células distribuídas em uma área aproximada de um metro quadrado. Ele recebe cerca de 25% de todo o sangue que é bombeado pelo corpo. Sua estrutura é complexa. Utilizamos o cérebro para corresponder às áreas funcionais.
O cérebro é dividido em dois hemisférios: esquerdo e direito. O hemisfério predominante, responsável pelo pensamento lógico e pela comunicação é o esquerdo. Já o direito é competente pela criatividade. Os canhotos possuem essas funções invertidas.
O hemisfério esquerdo possui duas áreas especializadas. A Área de Broca é o córtex responsável pela fala e a Área de Wernicke pela compreensão verbal. A estrutura responsável pela interligação entre os dois hemisférios chama-se corpo caloso. Ela é formada por fibras nervosas esbranquiçadas e transmite informações nas diversas áreas do córtex cerebral.
O comandante da motricidade voluntária é o córtex motor. Quem sofre algum trauma nessa área está sujeito a paralisias e dificuldades de locomoção. O córtex motor do hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo e vice-versa.
O responsável pela aprendizagem motora e pelos movimentos de precisão é o córtex pré-motor. Essa área está relacionada com a linguagem. Traumas nessa área podem prejudicar a suavidade e a velocidade de movimentos.
O córtex do cerebelo faz a coordenação da motricidade, mantém o equilíbrio e a postura do corpo. A regulação do funcionamento interno do organismo é feita pelo hipotálamo e pela adeno-hipófise. Funções cardiovasculares, circulatórias e temperatura interna são mantidas automaticamente.
Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com