Os países africanos são marcados por culturas milenares, diversas etnias, natureza exuberante, um povo acolhedor e tradições capazes de atrair os mais exigentes viajantes. Neste artigo, iremos desvendar um dos países mais emblemáticos do continente a africano: a Nigéria.
Listamos as principais curiosidades, seus dados demográficos e diversos outros fatos interessantes do país abaixo.
O território nigeriano é dividido em três porções de terra limitadas por seus principais rios: o Níger e o Benue. Aliás, o rio Níger é o terceiro maior rio da África.
O nome do país vem da junção do nome do rio e o equivalente em inglês da palavra área (niger+área). A Nigéria é dividida em 36 estados mais um território da capital federal, equivalente a Brasília no Brasil. A capital da Nigéria é a cidade de Abuja.
A Nigéria é o país mais populoso do continente africano, com uma população que ultrapassa os 148 milhões de habitantes.
Já que o assunto é população, acredita-se que o país passará a ser o mais populoso do mundo antes mesmo do ano 2100.
Atualmente, apenas 61% de toda a população do país é alfabetizada.
Lagos, Kano, Ibadan, Kaduna, Port Harcourt, Benin City, Maduri, Zaria, Aba e Jos são as cidades mais populosas do país.
A Nigéria possui mais de 250 grupos étnicos, sendo os hauçá, fulani, yorubá, igbo e ijaw os principais. Apesar da língua oficial do país ser o inglês, o país possui uma impressionante riqueza linguística, que soma mais de 500 línguas. Dentre elas as mais faladas são o hauçá, o igbo, o yorubá, o edo, o efik e o ibibio.
A Nigéria tem duas principais religiões: o cristianismo e o islamismo. Apesar dos praticantes da primeira se concentrarem ao sul do país e os da segunda no norte, choques entre os dois grupos têm sido frequentes.
Os estados de maioria muçulmana adotaram a lei Islã, chamada de shiria.
Apesar da economia da Nigéria ser equivalente à do estado de Oregon, nos Estados Unidos, e a economia que mais cresce no mundo, atingindo patamares de crescimento de impressionantes 9% ao ano.
Grande parte dos ganhos econômicos do país provém da exploração do petróleo, pois o país é um dos maiores produtores do mundo.
Outra importante fatia dos ganhos econômicos provém da indústria de cinema. A Nigéria possui a 3° maior indústria cinematográfica do mundo, perdendo apenas para Hollywood, nos Estados Unidos, e Bollywood, na Índia.
A homossexualidade é um grande tabu no país, já que é proibida, podendo gerar 10 anos de prisão para aqueles que praticam sexo com pessoas do mesmo gênero. Advogados se recusam a defenderem clientes gays e mesmo os ativistas dos direitos gays preferem agir de forma indireta e muitas vezes escondida.
No país são comercializadas bonecas extremamente parecidas com a Barbie, mas ao invés de serem brancas são negras e levam os trajes típicos das tribos africanas.
Um dos principais problemas do país é a atuação do grupo fundamentalista religioso chamado Boko Haram, que atua principalmente no norte do país. É comum que ataquem aldeias, matem os homens e sequestrem crianças.