Mundo Bizarro

Curiosidades da Suécia

A Suécia é um dos países mais interessantes e curiosos de toda a Europa. Listamos 5 curiosidades, veja!

A Suécia é um país nórdico que fica na Península Escandinava, localizada na Europa do Norte. Faz fronteira com Noruega e Finlândia, e está ligada à Dinamarca pela Ponte de Öresund. Em termos de superfície, a Suécia é o terceiro maior país da União Europeia. Tem uma população de 10 milhões de habitantes, mas uma densidade populacional baixa, com cerca de 23 habitantes por quilômetro quadrado. Mais de quatro quintos da população vive em áreas urbanas. A capital do país, Estocolmo, conta com uma população total de mais de 3 milhões de habitantes, contando a região metropolitana.

Leia: A Bizarra Síndrome de Estocolmo

Além de tudo isso, a Suécia é um dos países mais interessantes e curiosos de toda a Europa. Neste texto, listamos 5 curiosidades sobre o país.

1 – Imposto alto, mas bem aplicado

A Suécia tem uma alta carga tributária: cerca de 30% incidente sobre o salário. Contudo, esse valor é revertido em melhorias e medidas para ampliar o bem-estar da população, contando com altos investimentos em saúde, educação e transporte público. Esse investimento bem se vê na alta expectativa de vida dos suecos (84 anos para mulheres e 81 para homens, uma das maiores do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde), no transporte público pontual e de qualidade e em políticas públicas na área de educação, como a bolsa mensal de 187 dólares que o governo oferece aos estudantes.

ANÚNCIOS

2 – Um hotel de gelo

Quarto do Hotel de Gelo, Jukkasjarvi, Suécia

O primeiro hotel de gelo em todo mundo fica na Suécia, na cidade de Jukkasjärvi. Projetado pelo arquiteto Yngve Bergqvist, o hotel foi construído na década de 1980 e conta com 60 quartos, corredores e halls todos esculpidos em toneladas e mais toneladas de neve e gelo compactados de maneira extremamente densa. A estadia só é possível entre os meses de dezembro e abril, durante o inverno no Hemisfério Norte e o início da primavera. As temperaturas no interior do hotel podem chegar a até 22 ºC negativos!

ANÚNCIOS

3 – Smörgåsbord

Smorgasbord comidas

Smörgåsbord se refere a uma tradição muito antiga do campesinato sueco, na qual todos os habitantes de diversas vilas se reuniam, no final do verão, para celebrar a colheita passada. Hoje em dia, o termo foi apropriado para designar uma espécie de buffet, uma refeição com diversas opções de comida. Os principais pratos do Smörgåsbord incluem carne de caça assada, almôndegas, batatas cozidas, panquecas e uma diversidade de sopas.

4 – Nisse

Nisse, natal Suécia

O mascote tradicional do Natal na Suécia é o “nisse”, um pequeno ser mitológico do folclore escandinavo semelhante a um duende, caracterizado por uma barba grande e um gorro vermelho. Reza a lenda que essas criaturas deixam, na véspera do Natal, tigelas de mingau na porta das casas das crianças bem comportadas.

Leia: A Tradição do Natal ao Redor do Mundo

5 – Caso com a Coreia do Norte

Um caso curioso e também cômico da Suécia envolve a Coreia do Norte. Trata-se de um episódio em que cerca de 1000 veículos Volvos foram roubados pelo país asiático, perfazendo um total de 300 milhões de euros. Até hoje, o governo sueco manda uma carta a cada 6 meses para cobrar a Coreia do Norte da dívida, sem sucesso.

Veja também:

Curiosidades sobre a Suiça

Sobre o Autor