A maternidade é uma fase muito especial da vida da mulher e está cercada por muitas transformações, sentimentos e curiosidades. Os primeiros sinais da gravidez, e das mudanças que estão por vir, já começam nos primeiros meses de gestação. A mulher fica mais sensível, emotiva e passa por uma série de alterações fisiológicas.
Todas as mudanças que vêm junto com a gravidez fazem parte de uma preparação muito especial para acolher bem o bebê que está por chegar. Até o fim da gravidez, o tamanho do útero da mulher aumenta 20 vezes e o corpo se adapta para garantir o leite materno, principal alimento do bebê e importante fonte de defesas naturais para a criança.
Os enjoos dos primeiros meses de gestação estão relacionados ao hormônio HCG, que ajuda os ovários a produzirem progesterona e estrógeno. Durante a gestação, as mulheres ficam ansiosas e precisam da atenção e do carinho da família e do parceiro.
Todas as mudanças e desconfortos da gestação são esquecidos no momento em que a mamãe vê seu filho pela primeira vez. Nesse momento, se estabelece um laço muito forte de amor e dedicação.
Mas quem pensa que os desafios da gestação são grandes, se engana. O desafio de ser mãe começa no primeiro minuto de vida do bebê e só aumenta com o passar do tempo.
Depois de dar a luz, a mulher vai ter que aprender muita coisa sobre como cuidar do bebê, e isso envolve muitas curiosidades e novidades para a mãe de primeira viagem, como saber diferenciar cada tipo de choro do bebê, saber cuidar do umbigo até ele cair e aprender com cuidado a dar o primeiro banho em casa.
Hora do banho
São muitas as dúvidas das mamães, mas com carinho e paciência tudo dá certo! A hora do primeiro banho, por exemplo, deve ser tratada com muito cuidado. É importante que a mãe preste atenção em todos os detalhes do corpo do bebê e retire todos os resíduos de urina e cocô.
O banho do bebê deve ser um momento de relaxamento. Toque seu bebê com delicadeza, faça massagens, não use sabonetes antissépticos e evite xampus e perfumes. Dessa forma, o banho será um sucesso e vai garantir a saúde do bebê.
O medo de tratar do umbigo
Outra situação que deixa a mulher com muito medo é o momento de tratar do umbigo. Esse pedacinho que restou do cordão umbilical deve secar e cair naturalmente. Para isso, a mamãe deve fazer uma higienização perfeita do local na primeira semana de vida do bebê.
Depois que o coto umbilical cai, também é necessário cuidar da área até a completa cicatrização. A assepsia do umbigo deve ser feita após o banho e a cada troca de fraldas. Para limpar a área basta usar uma haste de algodão embebida em álcool, retirando qualquer sinal de secreção.
Entenda cada tipo de choro do bebê
Uma outra situação que deixa a mamãe em pânico é o choro do bebê. Saiba que existem vários tipos de choro, e cada um deles representa um estado da criança.
Veja o vídeo:
Todo bebê tem, pelo menos, cinco tipos de choro diferentes até os três meses de idade. O choro de fome, por exemplo, é um choro que vem do movimento de sugar, e tem um som parecido com um “né”.
O choro de sono vem do bocejar, e a boca do bebê forma uma circunferência e emite um som vogal, parecido com um “au”. Já o choro de desconforto tem um som parecido com “heh”.
Por fim, o choro de Cólica, que é o mais sofrido de todos, tem um som de “ear”. Nesses casos, o bebê fica agitado e irritado.
Como podemos notar, a maternindade é um belo desafio, e o aprendizado vem a cada dia. Basta estar aberta para a grande maravilha de ser mãe e aproveitar cada momento com o seu bebê!