O Bradesco é um dos maiores bancos do Brasil. Sua fundação aconteceu em 1943, na cidade de Marília, no dia 10 de março. A instituição já foi inovadora desde o começo, atuando com linha especial para atender clientes de contas correntes juvenis e populares.
Além disso, instituíram os gerentes de atendimento ao público, algo que não era comum na época. Para expandir sua atuação, foram criadas 7 agências no Paraná. O fundador do banco é Amador Aguiar.
Amador Aguiar – Nasceu no dia 11 de fevereiro de 1904 em Ribeirão Preto, SP | Faleceu no dia 24 de janeiro de 1991 em São Paulo, SP | Crédito da Imagem: Photobucket.
Entre os diferenciais da história do Bradesco está o fato de o banco aceitar pagamento de conta da Light, fornecedora de energia. Por causa da expansão, o banco logo se mudou para a cidade de São Paulo, em 1957.
Uma curiosidade sobre o Bradesco é que, em diversos municípios paranaenses, antes mesmo de os cidadãos obterem energia elétrica, já havia uma agência do Bradesco!
Quem era investidor do Bradesco, recebia atendimento diferenciado e exclusivo através da Casa do Acionista. É interessante notar que o banco se expandiu rapidamente, pois em menos de 10 anos já se colocava como a maior instituição privada financeira do país.
Por questão de segurança, a ligação entre as agências ocorria via Código Morse!
Bradesco – Agência de Marília, SP – 1943 | Crédito da Imagem: Banco.Bradesco.
Propaganda em Revista, Banco Bradesco, 1976 | Crédito da Imagem: Mercado Livre.
Primeiro cartão de crédito do país
As novidades sobre a história do Bradesco são inúmeras, incluindo o fato de ser o 1° banco a oferecer cartão de crédito para os clientes. Por apostar em tecnologia, trabalhava naquele tempo com um IBM 1401, considerado o computador mais moderno.
Cartão Magnético Instantâneo, Bradesco, 1981 | Crédito da Imagem: Banco.Bradesco.
Os benefícios aos clientes foram sendo ampliados com o tempo, como débitos automáticos para algumas contas, como luz e água. Outro diferencial do Bradesco foi a possibilidade de o cliente fazer saques durante 24h, através do canal de atendimento chamado de SOS Bradesco. Diversos acordos foram feitos para que o Bradesco expandisse seus negócios, entre eles:
- Creditanstalt-Bankverein, da Áustria;
- Société Générale, da França;
- Deutsche Bank A.G., da Alemanha;
- The Sanwa Bank Limited, do Japão.
Além de acordos internacionais, mais de 15 bancos brasileiros foram adquiridos pelo Bradesco em seu processo de expansão. Outras novidades do Bradesco a partir de 1980:
- Comunicação via satélite;
- Serviço Alô Bradesco Home Banking;
- Operações instantâneas Bradesco;
- Cartões magnéticos;
- Transações online;
- Atendimento especializado para Pessoa Física;
- Atendimento especializado para Pessoa Jurídica;
- Mercado segurador;
- Agências em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra;
- Serviço Bradesco Dia e Noite;
- Máquinas de autoatendimento interligadas com sistemas das agências em tempo real através de sistema de fibra ótica;
- Entre outras inovações.
Banco Bradesco S.A. Ubajara-CE – 1984 | Crédito da Imagem: Facebook/ubajaranoticias.
Comercial Antigo, Cartão Magnético Instantâneo – 1985
Comercial Antigo do Bradesco – 1988
Comercial Antigo do Bradesco – 1990
O Bradesco também foi pioneiro em conectividade. Entre suas inovações destacam-se mais de 900 serviços disponíveis para o cliente online, que pode se conectar de qualquer tipo de dispositivo.
Por curiosidade, o banco foi parar na página do The Wall Street Journal por causa da sua agência fluvial. O Bradesco completou 70 anos em 2013, uma data muito marcante para a instituição financeira.
Hoje, o banco tem mais de 92 milhões de clientes. Em 2017, o Bradesco faturou R$ 19 bilhões, um crescimento de 11% comparado com o ano anterior.