O Grupo Santander constitui um dos maiores bancos do mundo, tendo iniciado suas operações no mercado nacional em 1957, por meio de parceria estabelecida com o Intercontinental do Brasil S.A.
Nos anos de 1990, o Santander expandiu sua atuação para diversos países da América Latina e cresceu tanto organicamente como por meio da compra de outras instituições financeiras, entre elas as seguintes:
- Banco Geral do Comércio S.A em 1997
- Banco Noroeste em 1999
- Banco Meridional em 2000
- Banco Banespa em 2000
- Banco Real em 2007
A compra do Banespa, então uma instituição que pertencia ao Governo do Estado de São Paulo, foi uma forte ação do Santander, consolidando-o no mercado nacional, principalmente nas áreas de varejo e de atacado, com serviços bancários dos mais distintos. Para isso, o Santander investiu muito em tecnologia para aprimorar as operações herdadas do Banespa.
Comercial Antigo, Banco Santander – 1990
Comercial Antigo, Banco Santander – Natal de 2008
Depois de 2006, todas as instituições que constituíam o Grupo Santander no Brasil conseguiram ficar concentradas em apenas um CNPJ, com aval do Banco Central, tornando-se o Banco Santander Banespa S.A.
A estrutura fiscal ficou melhor, além de tornar a marca unificada. Outra aquisição muito importante para o Santander foi a do Banco Real – ABN AMRO. Um consórcio conhecido por RFS Holdings B.V., que inclui o Santander Espanha e outros bancos, fez a compra de 96,95% do Banco Real.
O Santander passou a controlar o Banco Real, o quarto maior do país, depois de 2008. Com isso, a instituição financeira se consolidou entre as principais empresas do segmento.
Santander em números
Em 2017, o lucro do Banco Santander chegou a R$ 8 bilhões apenas no Brasil. O crescimento foi representativo, superior a 40%.
Hoje, o Santander possui aproximadamente 34 milhões de clientes. São mais de 2600 agências espalhadas por todo o Brasil.
O banco, que foi fundado em 1857, na Espanha, possui atualmente cerca de 50 mil funcionários. Ana Patrícia Botín assumiu a presidência do Banco Santander no mundo. Ela é filha do banqueiro Emílio Botín, então dono do Santander. Desde 1986, seu pai atuou como presidente da empresa.
A sede mundial do Santander está localizada na Espanha. No mercado europeu, o banco é considerado líder na zona do Euro. No Brasil, segundo dados do Sistema Financeiro Nacional, o Santander é o terceiro maior banco privado, destacando-se em termos de estrutura, segurança, tecnologia, investimentos em sustentabilidade, projetos, programas e ações culturais.
O Santander está presente em todos os Estados brasileiros, com terminais de autoatendimento, agências e postos de atendimento bancário.
Bônus: Você sabia que Santander é uma cidade da Espanha? Ela está situada ao norte da Espanha, capital da Província de Cantábria [ Veja no mapa].
Veja também: