O milagre de Fátima deu muito que falar, especialmente pelos seus mistérios. Os três mistérios de Fátima são o nome que se utiliza quando se fala dos três segredos, que segundo a religião católica foi confessado a três pastores portugueses. Em maio de 1917, Lúcia dos Santos e seus primos Jacinta e Francisco Marto afirmaram que tinham falado com a Virgem Maria, descrita hoje como Nossa Senhora de Fátima.
Algumas visões que foram importantes para o catolicismo
Os jovens videntes em 13 de julho de 1917, afirmaram que a Virgem Maria lhes confiou três segredos que eram profecias. Dois dos segredos foram revelados em 1941 em um documento escrito por Lucia para ajudar seus primos a serem canonizados, com o terceiro sendo mantido em segredo.
O bispo de Leiria ordenou que Lúcia escrevesse o documento para apresentá-lo ao papa. Lucia escolheu uma data em 1960 para revelar o segredo, já que ela pensava que naquela época futura o fato seria entendido mais claramente. O texto do terceiro segredo foi revelado pelo Papa João Paulo II em 26 de junho do ano 2000.
Papa João Paulo II
Quais foram os mistérios de Fátima?
Primeiro mistério: Foi uma visão do inferno.
Segundo mistério: O segundo mistério foi descrito como uma série de instruções sobre como salvar almas do inferno e o mundo foi reconvertido ao cristianismo. Uma mensagem em que se dizia que a Rússia teria de consagrar o Imaculado Coração e que o mundo teria um tempo de paz.
Terceiro mistério: Este último mistério foi atrasado, há muitas hipóteses, tanto na Igreja quanto fora dela. Muitos disseram que ele falava sobre uma guerra nuclear, a deposição de um papa, seu assassinato ou a substituição de um papa legítimo por um impostor.
O que o terceiro mistério do milagre de Fátima significa?
Houve muitas interpretações, uma delas foi do cardeal, na época Joseph Ratzinger, que foi papa emérito de Bento XVI. Segundo ele, esse mistério falava sobre “os perigos que ameaçam a fé e a vida do cristão e portanto do mundo”.
O papa João Paulo II relatou que seus antecessores no poder não revelaram o segredo do milagre de Fátima para não encorajar o poder do mundo comunista.
Veja: As Três Profecias de Fátima
Confira outras curiosidades sobre o Milagre de Fátima
Número de aparições em Fátima
Nossa Senhora de Fátima apareceu seis vezes a Lucia dos Santos, Francisco e Jacinta Marto.
Francisco e Jacinta eram irmãos; Lucia era uma prima mais velha cujo sobrenome era dos Santos.
O número “13”
Nossa Senhora apareceria no dia 13 de cada mês. Que curioso! Muitos consideram o número 13 como um número de azar. Há ainda elevadores em alguns edifícios que vão do 12º ao 14º, eliminando os 13 por medo de que, ao visitar temporariamente no 13º andar, a má sorte os visite.
Nossa Senhora de Fátima apareceu no dia 13 para dissipar esse mito. Não existe um número de azar.
Veja: Qual a origem da sexta-feira 13?
O anjo da guarda
Antes de Nossa Senhora aparecer aos filhos em 1917, o anjo da guarda de Portugal apareceu às crianças três vezes, preparando o caminho para o aparecimento de Nossa Senhora.
Portanto, a realidade dos anjos tem um papel predominante na mensagem de Fátima.
Guerra, sofrimento e Nossa Senhora
Essas aparições aconteceram no mundo durante um período de intenso sofrimento e derramamento de sangue – a Segunda Guerra Mundial.
Nossa Senhora disse claramente que a guerra estava chegando como resultado do pecado. Além disso, ela disse tristemente que se as pessoas continuassem a pecar, uma guerra pior seria desencadeada.
Nós todos sabemos o que aconteceu 20 anos depois – Segunda Guerra Mundial – que trouxe muito mais derramamento de sangue do que a Primeira Guerra Mundial.
Veja: Segunda Guerra Mundial
A existência do inferno
Na aparição de 13 de julho de 1917, foi mostrada aos três filhos uma visão muito gráfica do inferno.
Muito inacreditável e dantesco, a visão causou grande medo e sofrimento às crianças. Eles disseram que se a Santa Mãe não estivesse com eles, eles teriam morrido de medo.
A existência do Céu
Lucia perguntou a Nossa Senhora, na aparência de junho, se ela iria para o céu, assim como Jacinta e Francisco.
Nossa Senhora disse sim. No entanto, Francisco teria que rezar muitos Rosários antes de estar pronto para ir para o céu.
Jacinta e o sacrifício
Depois de ter visto a visão do inferno, a pequena Jacinta começou a fazer tantos sacrifícios possíveis para salvar as pobres almas do inferno.
Sacrificando as uvas e danças que amava, carregando uma corda em volta da cintura sob as roupas para sentir dor física, doando seu almoço para as crianças mais pobres, não bebendo água nos dias quentes e rezando muitos rosários.
Estes e muitos outros sacrifícios levaram Jacinta salvar almas do fogo do inferno.
Heroísmo ao máximo
No dia 13 de agosto, as crianças não tiveram a esperada e antecipada aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria. Por quê? Porque eles foram presos pelo governo local.
As notícias sobre as aparições haviam se espalhado e era um verdadeiro incômodo para o governo e autoridades locais. Então eles prepararam um plano. Eles decidiram prender as crianças e fazê-las renunciar publicamente, dizendo que era uma farsa, uma ilusão de ótica e que na realidade, nunca tinham ouvido ou visto Nossa Senhora.
Os três pequeninos se recusaram a renunciar e estavam dispostos a se submeterem aos martírios cruéis e dolorosos.
Os muitos sofrimentos de Lucia
Um dos maiores sofrimentos de Lucia, a mais velha dos três, foi que sua mãe, María Rosa, não acreditou nela por muitos anos.
Morte precoce
Tanto Jacinta quanto Francisco morreram quando crianças. Mas eles também sofreram muito antes de sua morte. Nossa Senhora apareceu a Jacinta e perguntou se ela estaria disposta a sofrer um pouco mais antes de sua morte para salvar almas e a menina respondeu que sim.
Jacinta morreu sozinha e longe de casa sem sequer ter os pais presentes num hospital em Lisboa.
Beatificação
Você sabia que tanto Jacinta quanto Francisco Marto foram beatificados pelo papa João Paulo II em 2000? Que dia você acha que o Santo Pontífice escolheu para a sua beatificação? Nada mais apropriado do que 13 de maio. Este foi o dia da primeira aparição de Nossa Senhora para as crianças.
O poder do Santo Rosário
Em todas as seis aparições de Nossa Senhora, ela disse às crianças, assim como ao mundo, para rezar o Rosário.
O Santo Papa João Paulo II em seu documento Rosarium Virginis Mariae (outubro de 2002) insistiu na recitação diária do Rosário e duas intenções específicas: a paz no mundo e para a salvação da família.
O mais incrível milagre de Fátima
Um dos maiores milagres ocorridos no século passado foi o milagre do sol em 13 de outubro de 1917. Milagres aconteceram: os cegos recuperaram a visão e os paralíticos caminharam. Não só isso, a roupa do povo secou imediatamente depois de ter sido completamente molhada pela chuva torrencial. Isso foi testemunhado por mais de 70 mil pessoas!
Fátima e o Papa São João Paulo II
Em 13 de maio de 1981, após dar a bênção a algumas crianças do papamóvel, o papa João Paulo II foi baleado e levado imediatamente ao hospital. Parecia que tudo ia ser uma causa perdida. O céu estava cheio de rosários, orações e sacrifícios pelo querido pontífice.
Nós todos sabemos a sua história; ele viveu pelo menos mais 24 anos, morrendo em 2 de abril de 2005. O Papa João Paulo II atribuiu a salvação da sua vida a Nossa Senhora e especialmente a Nossa Senhora de Fátima.
A coroa e a bala
Em 13 de maio de 1982, no ano seguinte, o papa João Paulo II, já recuperado de seu ataque, fez uma peregrinação a Fátima. O propósito desta peregrinação foi agradecer a Nossa Senhora de Fátima por ter intervindo e salvado a sua vida.
Veja o documentário:
Veja também: Terceira Profecia de Fátima (Documentário em Vídeo)