O Slenderman, ou Homem Magro, é uma criatura mítica, muitas vezes representada como uma figura alta e magra, que veste um terno preto e tem um rosto muito branco. Segundo a lenda, essa criatura pode esticar ou encurtar os braços à vontade. O monstro também tem tentáculos, que saem como apêndices de suas costas.
Dependendo das interpretações do mito, a criatura pode causar perda de memória, insônia, paranóia e ataques de tosse em suas vítimas. O slenderman também pode se teletransportar.
A lenda urbana inspirou a criação de algumas produções de ficção e até o filme “A Bruxa de Blair”. A origem do slenderman remete ao dia 08 de junho de 2009, quando um concurso de photoshop foi lançado na internet. No concurso, os participantes tinham que produzir fotografias de aparências assustadoras através da manipulação digital e convertê-las em fotografias autênticas para uma série de imagens paranormais.
No dia 10 de junho de 2008, um usuário postou duas fotos em preto e branco de crianças sem nome, com uma breve descrição “Slenderman”. Essa seria uma criatura misteriosa que perseguia crianças.
Diz a lenda, que 14 crianças desapareceram depois de terem conhecido o tal “Homem Magro”. Há rumores ainda de que o Slenderman seja uma criatura do folclore alemão, uma espécie de bicho-papão que existe desde o século 16.