A renúncia do Papa Bento XVI trouxe à mídia uma série de histórias curiosas sobre o papado. E é isso que nós vamos apresentar nesse texto: algumas histórias e informações inusitadas sobre alguns dos 264 papas que já comandaram a Igreja Católica.
Como todos sabem, o primeiro papa da história da igreja foi Simão Pedro. Lembrem-se da passagem blíblica: “Pedro sobre ti edificarei a minha igreja” – palavras ditas por Jesus Cristo. Pedro morreu como mártir no ano 64 depois de Cristo.
As funções do papa são: direcionar a fé católica, manter a união e a soberania da igreja, reunir os fiéis, atuar com diplomacia e rigor nos casos de desvios de conduta, nomear os bispos e cardeias, canonizar santos e resolver problemas internos do Vaticano. O cargo do Papa é vitalício, ou seja, ele deve permanecer na função até a morte.
Nunca nenhum papa se aposentou na História da Igreja, mas os católicos já tiveram seis renúncias pessoais ao papado. O Papa Bento XVI foi o último a renunciar, e anunciou que deixaria o cargo aos 85 anos, por motivos de saúde.
Uma curiosidade é que o papa Bento IX também renunciou. O fato aconteceu em 1045.
Antes de Bento XVI, o último papa a renunciar foi Gregório XII, em 1415, ou seja, a igreja ficou cerca de 600 anos sem uma renúncia. Saiba mais curiosidades sobre os papas:
O Papa possui um contingente de 110 homens treinados para protegê-lo;
No total, 21 papas morreram como mártires;
85 papas foram santificados;
Treze papas reinaram mais de 20 anos;
A criação do conclave para a escolha do papa aconteceu em 1274;
Dos 264 papas da igreja, 210 nasceram na Itália, 99 deles em Roma.