Star Wars – ou Guerra nas estrelas – é um verdadeiro fenômeno cinematográfico capaz de arregimentar fãs de diversas partes do mundo e unir várias gerações. Essa super-produção, criada e embalada pelo diretor estadunidense George Lucas, é uma franquia composta por seis episódios e um spin-off, o conjunto da obra pode ser considerado um legítimo clássico da ficção científica.
A saga de Star Wars se desenvolve em uma galáxia fictícia, onde moram diversas criaturas orgânicas e dróides robóticos. O poder é monopólio da República Galáctica, que depois se transforma em Império Galáctico. A história está centrada na “força”, uma energia poderosa e onipresente. Aquele que consegue controla-la, ganha poderes sobrenaturais como telecinese, premonição e controle mental. Os Cavaleiros Jedi utilizam a Força para a prática do bem, enquanto os Sith canalizam a força para o mal. O enredo, em ordem cronológica conta como se desenrolou a transformação do jovem Anakin em Darth Vader; também há a trajetória de Luke Skywalker contra o Império Galáctico.
Anos de estreia e cronologia
Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Na data de seu lançamento, o primeiro filme da franquia era chamado simplesmente de Stars Wars. O sucesso de bilheteria foi inesperado e o filme rapidamente se tornou um produto de consumo popular, dando início à era dos blockbusters. Corresponde ao quarto episódio na ordem cronológica da trama. O subtítulo foi acrescentado somente em 1981, como uma jogada de marketing, após o segundo lançamento.
Star Wars – Episódio V: O império contra-Ataca (1980)
O público recebeu o segundo filme da franquia com algum receio, mas a produção foi um verdadeiro sucesso de crítica, sendo considerado, inclusive, como um dos melhores filmes da época.
Star Wars – Episódio VI: O retorno de Jedi (1983)
A ideia inicial era que o título desse episódio fosse Revenge of the Jedi (A Vingança dos Jedi), mas George Lucas se atentou para a incoerência (um Jedi jamais nutriria um sentimento tão negativo como a vingança) e acabou adotando a segunda versão.
Star Wars – Episódio I: A ameaça fantasma (1999)
Depois de uma longa espera de 16 anos, os fanáticos pela franquia puderam se deliciar com filme que seria o primeiro episódio da ordem cronológica. Esse lançamento foi marcado por uma intensa campanha publicitária, o que rendeu a posição de 20ª maior bilheteria da história do cinema.
Star Wars – Episódio II: Ataque dos clones (2002)
Marcado por efeitos especiais surpreendentes, o quinto lançamento recebeu críticas altamente positivas e foi considerado superior ao episódio anterior. Recebeu três indicações ao Oscar.
Star Wars – Episódio III: A vingança dos Sith (2005)
Lançado oficialmente no Festival de Cannes, esse filme fecha o ciclo, fazendo uma retomada do primeiro episódio da saga.
Star Wars – Episódio VII: O despertar da força (2015)
A estreia que chacoalhou 2015 foi absolutamente aclamado pela crítica e pelo público, alcançando o status de maior estreia da história, com 529 milhões de dólares arrecadados no primeiro fim de semana. Em apenas 12 dias, chegou a 1 bilhão de dólares arrecadados ao redor do mundo, nenhum outro filme na história chegou tão rápido a este valor.
Curiosidades
20 bilhões de dólares é o valor aproximado que a saga rendeu até hoje.
A saga Star Wars obteve, até o momento, 25 indicações ao Oscar e conquistou 10 estatuetas, incluindo as de melhor figurino, melhores efeitos visuais e melhor trilha sonora.
Spin-offs: Star Wars: A Guerra dos Clones (animação, 2008); e os desenhos animados Star Wars: A Guerra dos Clones e Star Wars: Guerras Clônicas.
4 de maio é a data oficial do Star Wars Day. A escolha da data vem de um infame trocadilho em inglês, misturando a pronúncia de “4 de maio” (“May the fourth”) com a bênção que os guerreiros sagrados da série de filmes dão uns aos outros, “que a Força esteja com você” (“may the Force be with you”).