Ciências

É possível caminhar sobre a água… Partícula de Higgs

Higgs
A partícula de Higgs existe?

O quê?
A física de partículas teórica prevê a existência da partícula de Higgs. Centenas de milhões de dólares estão sendo gastos para construir aceleradores mais poderosos para encontrá-la. E, no entanto, acreditamos que a maioria dos cidadãos do planeta Terra preferiria ter resposta para outras perguntas, tais como:

*É possível afetar a realidade física com a mente?
*É possível perceber coisas que estejam fora do espaço/tempo?
* Algum ser é capaz de caminhar sobre a água?

Certamente, as respostas para essas perguntas teriam um sólido impacto sobre a forma como nos vemos e como vemos o mundo. Muito mais do que a descoberta de uma nova partícula. Porém o mundo da ciência tradicional não quer investir tempo em algo que considera “fora do domínio deles”. Engraçado, porque é exatamente daí que surgem os avanços.

Assim, quem está sabotando a busca da verdade?

São dois lados da mesma moeda:
*Primeiro foi a Igreja
*e agora são os novos sacerdotes — os cientistas.

A partícula de Higgs é uma partícula prevista teoricamente que fornece massa a todas as outras existentes no universo. Há décadas os cientistas vêm construindo aceleradores de partículas cada vez maiores para encontrá-la, porque ela é uma partícula pesada (maciça). Eles não conseguem encontrá-la porque ela tem massa muito grande e dá massa às partículas. Então, o que dá massa à partícula de Higgs? Isso parece um pouco estranho a vocês? Talvez os cientistas devessem procurar uma partícula “de informação”, que informe às outras partículas o estado delas (massa, carga, spin…).
(Ver http://www.guia.heu.nom.br/bibliografia.htm#[99])


Quando se pede aos físicos para responder com uma única palavra por que estamos construindo o Grande Colisor de Hádrons (LHC em inglês), a resposta curta normalmente é: “Higgs”. A partícula Higgs — a última peça ainda não foi descoberta na teoria da natureza da matéria — é a atração do espetáculo.

A busca pela partícula Higgs será um passo decisivo, mas apenas o primeiro deles.

*Mais à frente estão fenômenos que podem esclarecer por que a gravidade é muito mais fraca que as outras forças da Natureza e

*desvendar a composição da matéria escura desconhecida que permeia o Universo.

*Ainda mais além estão a percepção de diferentes formas de matéria, a unidade de categorias de partículas aparentemente distintas e a natureza do espaço­tempo.

Revista SCIENTIFIC AMERICAN – Brasil – ANO 6 – N° 70 – Março de 2008 – página 56
www.sciam.com.br

Fonte:
http://www.guia.heu.nom.br/higgs.htm

Sobre o Autor