A Geomancia é um oráculo originário da Pérsia. Ele serviu como base para os Ifás e as Runas.
As combinações da Geomancia estão ligadas aos planetas da alquimia. Dessa forma, existem o Sol, a Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Jupiter, Saturno e o Dragão, que representa a Árvore da Vida.
É possível afirmar que a Geomancia está para a Terra, assim como a Astrologia está para o Céu. Esse oráculo surgiu provavelmente no século XVI, e logo se espalhou para a China e toda a Ásia, Índia e Europa.
Inicialmente, os árabes traçavam aleatoriamente pontos na areia do deserto, e depois tratavam de interpretá-los. Também existem relatos de grãos atirados sobre a terra ou sobre uma superfície lisa, de pedra ou vidro, que depois eram interpretados com o objetivo de profetizar o futuro.
A Geomancia foi citada como um dos sete ramos da tradição esotérica, juntamente com a Piramidologia, Quiromancia, Memória, Fisiognomonia, Astrologia e Profecia.
Na Geomancia, o consulente entra num tipo de transe e vai traçando pontos, sem contá-los. O procedimento é repetido por 4 vezes, até formar quatro linhas. Depois disso, o consulente risca os pares de pontos até chegar a uma última fileira, que terá 1 ou 2 pontos. Interpretando todo o processo, é possível encontrar respostas para questionamentos sobre o futuro.