Cotidiano

Haicai

O Haicai é uma poema de origem japonesa que expressa simplicidade e economia de palavras.

O Haicai é um tipo de poema de origem japonesa. Esta manifestação literária conta com características bem simples, como a precisão e a objetividade no uso das palavras para transmitir uma mensagem.

De uma maneira geral, é possível dizer que os poemas Haicai se caracterizam pela economia de palavras. Os poemas podem tratar de diversos temas e reflexões.

O Haicai é um poema que conta com uma estrutura diferente, além de muita delicadeza e simplicidade. Os temas podem abordar a vida, as relações humanas, o dia a dia do homem e até os elementos da natureza. Em muitos casos, o poema Haicai expressa a fugacidade das coisas e da vida.

As produções são repletas de modalidades líricas. A palavra Haicai é de origem é japonesa, onde Hai significa brincadeira e Kai significa harmonia.

ANÚNCIOS

Estes poemas apresentam o primeiro e o terceiro versos como pentassílabos, ou seja, formados por cinco sílabas poéticas. Já o segundo verso é heptassílabo, formado por sete sílabas. O mais comum é encontrar Haicais com apenas 3 versos.

No Brasil, poetas como Guilherme de Almeida, Millôr Fernandes, Paulo Leminski e Olga Savary escreveram Haicais. Confira alguns poemas com esta estrutura:

1 – “Nos dias quotidianos
É que se passam
Os anos” (Millôr Fernandes)

ANÚNCIOS

2 – “Viver é super difícil
o mais fundo
está sempre na superfície” (Paulo Leminski)

Sobre o Autor