Ciências

Maior número de suicídios ocorre às segundas-feiras

Pesquisa revelou que o risco de suicídios é maior às segundas. Saiba mais!

Uma pesquisa revelou que as pessoas tendem a cometer suicídio às segundas-feiras. Esse é o dia com o maior risco para alguém que está prestes a tirar a própria vida. Já o dia da semana com o maior número de assassinatos é domingo.

Os pesquisadores revelaram que existe sim uma relação entre o dia da semana e um risco aumentado de mortes por acidentes de carro, homicídios e outros motivos violentos. A descoberta faz parte do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC. [ Acesse o relatório da CDC ]

A pesquisa calculou que, em média, 103 americanos morrem em acidentes de carro, 121 de suicídio e 49 de homicídio em um dia comum. Acontece que as pessoas morrem de formas diferentes dependendo do dia da semana. O maior número de suicídios, por exemplo, ocorre na segunda-feira.

O Escritório Nacional de Estatísticas indicou que 16% dos suicídios masculinos e 17% dos suicídios femininos acontecem às segundas. O relatório também identificou que o ano 2000 foi o que registrou o maior número de casos de suicídio na série histórica dentro do período de 10 anos.

ANÚNCIOS

suicídios, overdose

Fatalidades de acidentes de carro são relativamente baixas durante a semana, mas aumentam de forma significativa na sexta-feira e atingem picos aos sábados e domingos. Os números estão relacionados principalmente ao ato de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

Já o domingo foi indicado pela pesquisa como o dia em que os americanos são mais propensos a serem assassinados.

ANÚNCIOS

A coautora do relatório, Anita Brock, disse que as descobertas podem ajudar os provedores de serviços públicos de ajuda e suporte emocional a implantarem novos recursos preventivos, colocando mais funcionários em serviço às segundas-feiras.

Ao longo de 10 anos, pouco mais de 27.000 homens e quase 8.000 mulheres cometeram suicídio, segundo registros de médicos legistas dos Estados Unidos. Andy Bell, do Centro Sainsbury para Saúde Mental, concordou que as descobertas podem ajudar a entender quando as pessoas estão mais vulneráveis e precisando de ajuda.

Veja também:

Quais são as maiores taxas de suicídio no mundo?

Top 10 Inquietantes fatos sobre a floresta dos suicídios do Japão

Sobre o Autor