Carros

Michelin e GM trabalham na produção de pneus sem ar para carros de passeio

Conheça o protótipo do pneu sem ar da Michelin, com sistema exclusivo à prova de furos!

A Michelin e a General Motors estão trabalhando de forma conjunta para testar um novo protótipo de pneus. Os chamados pneus sem ar contam com um sistema exclusivo à prova de furos. Esta será a nova geração de pneus para carros de passeio, com uma tecnologia inovadora.

O projeto da Michelin recebeu o nome de Uptis, que significa “Sistema Exclusivo de Pneus à Prova de Furos”. O produto terá uma durabilidade muito maior e será sustentável.

Michelin e GM anunciaram um acordo de pesquisa, no qual as empresas pretendem validar o Uptis Prototype com o objetivo de introduzir o novo pneu no mercado de veículos de passeio já no ano de 2024. Os primeiros testes práticos devem ser realizados com os veículos do modelo Chevrolet Bolt EV.

pneu sem ar Michelin

O Uptis é um pneu sem ar, que possui um conjunto de roda inovador, que elimina o risco de furos e rupturas do produto. Assim, além de aumentar a segurança dos motoristas nas estradas, este pneu terá o melhor custo-benefício do mercado, mais eficiência e níveis de manutenção praticamente nulos.

Trata-se de um produto que pode beneficiar toda a sociedade, fomentando a economia sustentável e a mobilidade verde, com uma extraordinária redução no uso de matérias-primas para a produção de pneus de reposição e de estepes.

Conheça detalhes do projeto Uptis da Michelin

O protótipo Uptis representa um grande avanço para a indústria automobilística. O projeto foi anunciado em 2017, fruto de um esforço de pesquisa e desenvolvimento em mobilidade sustentável conduzido pela Michelin.

O conceito do novo pneu introduziu quatro pilares principais de inovação: é um produto sem ar, com estrutura conectada, impresso em 3D e 100% sustentável, ou seja, feito com ​materiais totalmente renováveis.

pneu sem ar Michelin passando por pedras

A Michelin acredita que o Uptis é uma visão do futuro da mobilidade sustentável. A GM se tornou uma parceira estratégica da Michelin para fazer com que este projeto se concretize. A expectativa é que o novo produto elimine cerca de 200 milhões de pneus por ano da cadeia mundial.

Os novos pneus têm vários benefícios em relação aos pneus radiais sem câmara. São produtos que substituem pneus e rodas nos veículos, usam menos matérias-primas, requerem menos energia para sua produção, sofrem menos desgastes, não furam e são ecológicos. Eles serão usados nos testes do carro elétrico Chevrolet Bolt, em Michigan, nos Estados Unidos.

O Uptis é uma versão pronta para produção. A Michelin anunciou uma nova fábrica de US$ 50 milhões em 2014 para produzir estes pneus sem ar. Atualmente, este tipo de pneu já está em testes em veículos agrícolas e utilitários.

O peso do Uptis é semelhante ao peso de um pneu padrão, cerca de 22,5 kg. Com o uso deste pneu, as montadoras de carros poderão remover o pneu sobressalente (estepe), o que pode representar uma redução significativa de peso para os veículos.

Crédito das imagens: Michelin

Fontes: Michelin, Newatlas

Veja também:

Curiosidades sobre a Chevrolet

Quem inventou a roda?

Sobre o Autor