A economia brasileira está passando por uma crise bastante complicada. Em situações como essa, é mais comum os carros novos ficarem “encalhados” nas fábricas ou até mesmo nas concessionárias. Existem muitos boatos a respeito do que acontece com os carros 0km que não são vendidos. Algumas pessoas acreditam que eles são desmanchados, usados no dia a dia das tarefas operacionais da própria fabricante ou vendidos para empresas de um modo geral.
O fato é que os carros 0km ainda são a grande aposta das montadoras, já que eles são lançados com novas tecnologias, e a competição entre as fabricantes não para de crescer. Mesmo em crise, em 2017, a venda de carros novos cresceu cerca de 9%, sendo o Onix, da Chevrolet, o grande campeão!
Mas, o que acontece com os carros novos que não são vendidos? Eles são mesmo devolvidos para a fábrica? O carro novo que não é vendido fica emperrado no estoque?
Na internet, as fake news chegam a explorar o que poderia acontecer com o carro zero que não é vendido. Imagens falsas, muitas vezes montagens, mostram pátios de montadoras lotados de carros novos, como se todos eles tivessem sido devolvidos pela concessionária ou nem tivessem saído do estoque!
O fato é que, o carro novo que não é vendido, é alvo de uma ação forte das montadoras e das concessionárias para se livrar do estoque dos modelos que estão ficando obsoletos. Ou seja, eles começam a ser vendidos com desconto, como acontece com qualquer outro tipo de produto que fica parado.
Portanto, se você achava que o carro 0km que não era vendido ficava desprezado pela fabricante, reveja sua opinião. É preciso vender e lucrar para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo e, obviamente, nenhuma montadora rasgaria dinheiro desmanchando carros que já estavam prontos.
Acontece que, algumas concessionárias, separam modelos “antigos”, carros novos que não foram vendidos, e tentam fazer alguma ação promocional para conseguir a venda. Normalmente esta ação acontece no mês de janeiro. Por isso, quem quiser comprar carro novo com desconto pode ficar ligado no começo do ano.
As lojas tratam estes veículos que ficaram parados como sobras. Além de descontos, é possível obter algum financiamento mais interessante, com uma espécie de incentivo para levar o produto para a casa.
A liquidação de carros que não foram vendidos acontece no mês de janeiro justamente porque as fábricas estão lançando as novidades no mercado. Outro fator, segundo economistas, é que em janeiro os consumidores possuem um maior poder de compra, graças ao 13° salário.
Qual é o desconto do carro zero que não foi vendido naquele ano? De acordo com profissionais do setor, o abatimento é de, pelo menos, 10%. Agora, quem tem condições de pagar à vista pode conseguir preços bem mais reduzidos!
Veja também:
- Curiosidades sobre a Peugeot e a Citroën
- Curiosidades sobre a Toyota
- Curiosidades sobre a Fiat
- Curiosidades sobre a Chevrolet
- Curiosidades sobre a Ford
- Curiosidades sobre a Volkswagen
- Curiosidades sobre a Hyundai
- Curiosidades sobre a Tesla Motors
- A origem da marca de carros Mercedes-Benz
- Curiosidades sobre a KIA
- Curiosidades sobre a Honda