As placas padrão do Mercosul já foram implantadas em outros países do bloco, como Uruguai e Argentina. O Brasil também vai usar este modelo de placas veiculares do Mercosul.
Desde setembro de 2018, o DETRAN de Estados brasileiros já oferece a placa padrão Mercosul. Quem substituir a placa, fizer a mudança de propriedade ou município, pode solicitar a placa veicular MERCOSUL.
Carros usados também possuem uma data limite para trocar a placa comum pela placa de carro Mercosul: 31 de dezembro de 2023.
Quanto vai custar a placa veicular Mercosul?
O preço de cada placa vai de R$ 120 até R$ 200. Os proprietários de veículos em solo nacional já podem antecipar a substituição. Haverá mudança alfanumérica na padronização de placas de carro para o Mercosul. Porém, o documento ainda terá combinação de números e letras antigos.
Placa com padrão visual internacional
A placa veicular Mercosul será muito parecida com a usada na UE – União Europeia. O fundo terá cor branca e haverá uma faixa azul na área superior.
A bandeira do MERCOSUL deve ficar localizada na área esquerda da placa. Na parte central, deve conter o nome do país de origem, enquanto na área superior direita deverá constar a bandeira do país de origem.
Como será a combinação de letras e números?
Ao invés de 3 letras e 4 números, a combinação da placa será feita com 4 letras e 3 números. O último caractere será numérico, assim não haverá problema com rodízios que acontecem em alguns municípios. Será uma placa refletiva, com numeração em alto-relevo.
A cor das letras e números seguirá a ordem disposta abaixo:
- Veículos comuns terão letras e números pretos;
- Veículos oficiais terão letras e números azuis;
- Veículos diplomáticos terão letras e números dourados;
- Carros de coleção terão letras e números cinza;
- Veículos comerciais terão letras e números vermelhos;
- Carros de teste terão letras e números verdes.
No lado direito da placa haverá identificação da cidade e Estado do veículo através dos brasões. Hoje, a identificação é feita pelas letras do início da placa, mas isso vai acabar.
A segurança deve aumentar com as placas veiculares do MERCOSUL. A fiscalização das áreas de fronteira deve ser mais simples. A unificação favorece a troca de informações entre autoridades. As multas de fora do país também serão aplicadas e cobradas com mais facilidade.
Veja também: