O Japão é um dos países mais ricos do mundo em relação à cultura e ao folclore. Esta nação milenar tem uma forte ligação com os mitos e as lendas, com a inspiração das crenças e das superstições japonesas.
Os mitos japoneses são, quase sempre, baseados em criaturas que fazem parte da Mitologia do país. Muitas lendas são dominadas pela imagem de guerreiros, deuses e demônios, e refletem os valores da civilização da terra do sol nascente.
Narrativas
Toda a mitologia japonesa apresenta narrativas fortes e envolventes. Algumas contam com importantes valores xintoístas e budistas.
Muitos dos mitos japoneses estão descritos em livros e possuem diversas versões. Vários escritos são baseados nas obras literárias de Kojiki e Nihon Shoki, consideradas a base da mitologia do Japão.
Confira alguns mitos populares no Japão
Kamaitachi – Esse monstro chamado Kamaitachi faz parte do folclore japonês. Trata-se de uma doninha de dentes afiados, capazes de cortar suas vítimas. O Kamaitachi seria o responsável por cortar as pessoas durante fortes rajadas de vento.
Ame-Furi-Kozo – Esse mito fala do “Jovem Molhado”, um espírito que aparece nas noites de chuva, correndo e espirrando água para todos os lados. Esse ser brinca nas poças de água e tem uma imagem semelhante a uma criança que usa um chapéu feito de restos de guarda-chuva.
Ushi – Este mito envolve Ushi, um deus chinês responsável pela chuva. Ele seria o responsável por promover as precipitações.
Tsukuyomi – Para os japoneses, este é o deus da lua no xintoísmo e na mitologia. Tsukuyomi teria sido uma criança nobre nascida de Izanagi, o Deus que criou a primeira terra.
A importância da mitologia e das divindades japonesas
A mitologia e as divindades são muito importantes para o povo japonês. A sociedade nipônica transmite ensinamentos e valores por meio de seus mitos e lendas.
Os mitos também relatam o surgimento dos deuses e a origem dos principais imperadores da história do Japão. Entre as divindades que fazem parte da mitologia japonesa, podemos citar o Hikoho-no-Ninigi ou Hono-Ninigi.