Invenções

Quem inventou o natal?

O Natal é uma adaptação católica para as antigas festas pagãs que celebravam o Sol.

O natal é uma das datas preferidas das famílias. Boa comida, confraternização, reencontro… A celebração é marcada por muita emoção. Mas como terá surgido a comemoração do Natal?

O dia 25 de dezembro é uma data importante para o calendário cristão. Na antiguidade, esse dia também era celebrado como o dia do nascimento do Sol. Com o passar do tempo, a Igreja Católica estabeleceu o 25 de dezembro como Natal, um dia para lembrar o nascimento de Jesus Cristo.

Sendo assim, é possível afirmar que a Igreja inventou o natal, mas a data já era celebrada para lembrar o solstício de inverno. O dia 25 de dezembro era, no calendário do império romano, a data oficial da festa que celebrava o Sol. A Igreja tratou de tirar a conotação pagã e acrescentar à data uma celebração religiosa.

Podemos dizer, então, que o Natal é uma adaptação católica de antigas festas pagãs. A data ficou popular depois que o Império Romano adotou o cristianismo como religião oficial, no século 4.

ANÚNCIOS

Depois disso, o natal foi se adaptando à cultura de cada país. A figura do Papai Noel, por exemplo, só apareceu em 280 d.C, numa homenagem ao bispo Nicolau, um homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres.

Sobre o Autor