As lentes de contato fazem parte da vida de muitas pessoas que sofrem com problemas de visão e que procuram alternativas ao uso constante dos óculos. Além de serem versáteis e esteticamente mais atraentes, as lentes também melhoram a mobilidade das pessoas, que podem, inclusive, praticar exercícios físicos e esportes sem a incômoda presença dos óculos.
Apesar de serem extremamente populares, as lentes de contato ainda provocam algumas dúvidas nas pessoas. Por isso, separamos aqui alguns dos principais mitos que rondam o uso desse recurso oftalmológico.
Em primeiro lugar, é importante dizer que as lentes de contato precisam sim de higienização constante e que elas aprimoram a experiência de visão dos usuários, reduzindo possíveis distorções e até reflexos causados pelas lentes dos óculos. Contudo, as lentes só são indicadas para casos específicos e, por isso, a consulta com o médico oftalmologista é fundamental.
Confira os principais mitos sobre as lentes de contato
1 – Pessoas com astigmatismo não têm recomendação para lentes de contato – Este é o primeiro mito da lista. Hoje, existem sim lentes de contato capazes de tratar a visão de pessoas com astigmatismo. Além disso, elas também são indicadas para casos de correção de miopia, hipermetropia e presbiopia. As lentes de contato para astigmatismo são chamadas de lentes tóricas.
2 – A limpeza das lentes deve ser feita apenas com soro fisiológico – O segundo mito é bastante frequente entre os usuários de lentes de contato. As pessoas tendem a pensar que apenas o soro fisiológico é ideal para limpar as lentes, mas, na verdade, a higienização deve ser feita com soluções específicas, que possuem agentes antimicrobianos. O soro fisiológico é indicado para hidratar as lentes.
3 – Qualquer um pode usar lentes de contato – As lentes devem ser receitadas pelo médico responsável, e não servem para todos os casos e pacientes. Alguns fatores impedem o uso das lentes, como o formato da córnea, por exemplo. Apenas a avaliação oftalmológica é capaz de medir a curvatura da córnea e certificar a eficácia das lentes.
4 – O mercado oferece apenas um tipo de lente de contato – Isso também é um mito. Hoje, o mercado especializado conta com, pelo menos, quatro tipos de lentes: as convencionais, as programadas para durarem um mês, as lentes que duram até duas semanas e as lentes de descarte diário. Além disso, também existem as lentes de realce, que servem especificamente para fins estéticos.
5 – As lentes não devem ser usadas por muitos anos – Essa informação não é verdadeira. As lentes de contato não cansam ou prejudicam os olhos e, por isso, podem ser usadas todos os dias durante muitos anos consecutivos. Para isso, basta manter os hábitos corretos de higiene e manipulação.