A tendinite é uma inflamação que atinge o tendão, um tipo de estrutura fibrosa que faz a ligação entre o músculo e o osso. O problema pode aparecer em várias regiões do corpo, como pulso, cotovelo, calcanhar e ombro.
A tendinite é uma espécie de degeneração do tendão, que causa fortes dores e dificuldades nos movimentos. O problema é causado por lesões, movimentos repetitivos ou pelo envelhecimento, fatores que reduzem a elasticidade dos tendões.
Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e artrite reumatoide, também podem desenvolver tendinite em qualquer tendão do corpo. O diagnóstico de tendinite deve ser dado por um médico depois de testes físicos.
Quando o tendão está inflamado, o paciente sente dor, sensibilidade e apresenta uma pele avermelhada na região da lesão. As dores pioram conforme a pessoa realiza movimentos simples.
Para o tratamento da tendinite, os médicos indicam repouso, imobilização dos tendões e medicamentos anti-inflamatórios não esteroides. O objetivo é reduzir a dor e a inflamação.
É comum que o surgimento da tendinite aconteça por excesso de uso dos tendões. Por isso, uma mudança nos hábitos de trabalho e a prática do alongamento são indicados para evitar o problema.