Cotidiano

Mulher tentou vender partes do sol pelo eBay

Espanhola afirma que tem a posse do sol. Caso está na justiça. Saiba mais!

Um caso curioso chegou aos tribunais na Espanha. Uma mulher colocou anúncio no Ebay vendendo partes do sol. Ela alega ter a posse da estrela que é a peça central do nosso sistema solar.

Mais do que uma empreendedora audaciosa, a mulher espanhola parece ter outras características pessoais, como uma grande coragem e um comportamento um tanto quanto estranho. Maria Angeles Duran, mãe de quatro filhos, tem 54 anos de idade e mora em Vigo, na Espanha. Ela está sendo indicada como a vendedora mais audaciosa da história do eBay.

A mulher está literalmente vendendo terrenos no sol. Ela alega que reivindicou a posse do sol pela primeira vez em 2010. O caso chegou aos tribunais e vem se arrastando há mais de cinco anos.

Maria Duran estudou enfermagem e direito, idealizou sua própria religião e escreveu um romance, mas sua maior proeza foi, certamente, ter se declarado dona do sol. Ela disse que se inspirou no empresário americano Dennis Hope, que também reivindicou a posse da Lua, de Marte, Vênus e Mercúrio.

A alegação tem como base uma brecha no Tratado do Espaço Exterior das Nações Unidas. O texto foi usado por Duran em documentos legais que ela mesma redigiu, dizendo que “o espaço não está sujeito à apropriação nacional por reivindicação de soberania”. No entanto, o tratado não fala nada sobre propriedade individual.

Sol a venda
Veja mais curiosidades como essa no nosso instagram / @sitedecuriosidades

Curiosamente, Duran manteve essa afirmação por vários anos sem que alguém realmente a questionasse. Por isso, em 2013, Maria abriu uma loja no eBay e começou a leiloar, por um euro cada, metragens quadradas do sol, com documentos de propriedade.

Atualmente, ela possui um site pessoal para vender os terrenos no sol, pois o eBay alegou que ela violou suas políticas que tratam de “bens intangíveis”, ou seja, coisas que são impossíveis de serem vendidas, já que basicamente não existem. Por causa disso, Maria acabou expulsa do eBay.

A mulher ficou famosa na mídia espanhola. Em várias entrevistas, ela definiu sua pretensão de posse do sol como uma crítica à propriedade corporativa. Ela acredita que, se empresas de serviços públicos podem lucrar com o vento e a água, ela também pode lucrar com o sol.

Duran também afirmou que todos os lucros de suas vendas do sol vão para instituições de caridade e outros projetos que apoiam o bem social. A mulher acabou entrando com um processo contra o site eBay por quebra de contrato. O caso ainda está na justiça e Maria está confiante de que vai ganhar a causa.

Ela está argumentando que o sol é um objeto real e tangível, ao contrário do que diz o eBay. Maria Duran conseguiu vender mais de 1.000 lotes no sol.

Fonte: Washington Post

Sobre o Autor