Nabucodonosor era um rei e foi o imperador mais conhecido e poderoso da Babilônia, tendo ficado no poder por cerca de 43 anos, conquistando diversas terras. Nabucodonosor era filho de Nabopolassar, que fundou o segundo império babilônico (caldeu), sobre as ruínas do império Assírio. Seu pai também havia sido rei da Babilônia antes dele.
Nasceu em 632 a.C e morreu em 562 a.C.
Nabucodonosor casou-se em 612 a.C com Amitis, filha de Ciáxares, rei da Média. Tiveram três filhos: Amel-Marduque, que foi o seu sucessor ao trono, Marduque-Sum-Usur e Nabu-Suma-Lisir.
Porém, antes de começar a falar sobre o rei Nabucodonosor, é preciso informar que a nomenclatura “Nabucodonosor” foi utilizada por quatro reis da Babilônia. De todos esses reis, o Nabucodonosor citado na Bíblia seria o Nabucodonosor II, na história.
Apesar de ser conhecido como Nabucodonosor II, ele nada tem a ver com o Nabucodonosor I, que foi rei 500 anos antes da existência dele, entre 1127 a.C a 1105 a.C.
Sendo considerado o rei mais poderoso do Império Babilônico, Nabucodonosor conquistou o reino de Judá e destruiu Jerusalém, destruindo assim, o templo de Deus, segundo a Bíblia.
Durante o seu reinado, provocou Deus de todas as formas, e quem pagava por seus erros era o povo da Babilônia. Se dizendo mais poderoso que Deus, enfim, sofreu o seu castigo e ficou louco, passando a agir como um animal. E foi assim que se comportou, até que reconheceu a soberania de Deus, se arrependendo da sua arrogância e deu glória a Deus, segundo a Bíblia.
O que significa o nome Nabucodonosor?
Existem diversos significados que causam controversas entre aqueles que o estudam. As mais aceitas são “Nabo, proteja as fronteiras” ou “Nabo, proteja a minha coroa”.
O nome original é Nabukudurri-usur, que foi traduzido no texto bíblico para o hebraico, aramaico e grego.
Principais realizações de Nabucodonosor
- – Conquistou o Reino de Judá em 587 a.C;
- – Construiu os Jardins Suspensos da Babilônia, obra que fez para agradar a sua esposa, Amitis;
- – Construiu um zigurate em formato de pirâmide com aproximadamente 90 metros de altura. É popularmente conhecido como Torre de Babel;
- – Conquistou parte dos territórios da Cicília, Fenícia e Síria;
- – Derrotou o exército egípcio do Faraó Neco II, em 605 a.C;
- – Cercou a cidade de Tiro, antiga Fenícia, por treze anos;
- – Construiu muralhas para proteger a capital da Babilônia;
- – Reformou templos religiosos;
- – Fez melhorias no sistema de irrigação;
- – Realizou grandes projetos em cidades como Ur, Larsa, Sipar, Ereque. Nesta última, a embelezou por demais, fazendo novas avenidas, levantou muralhas.
- – Na cidade da Babilônia ele reconstruiu a avenida do Cortejo, decorada lateralmente por cento e vinte leões de pedra. Essa avenida levava ao portão de Istar, adornado com tijolos esmaltados, com gravuras de quinhentos e setenta e cinco dragões e touros alados. Construiu um templo em honra a Ninmá, perto do portão de Istar, além de duplas muralhas defensivas, que se estendiam a vinte e sete quilômetros e meio. Um imenso lago artificial também protegia a cidade. Havia canais que levava água do rio Tigre até o interior da cidade. Quase tudo mencionado acima foi comprovado pela arqueologia.