Um novo conceito de jato que poderia ir de Londres a Nova York em 20 minutos é a promessa da aviação do futuro. Esse pode ser o avião mais rápido do mundo, usando propulsores de foguetes que impulsionam a aeronave a 24 vezes a velocidade do som.
O jato Antipode é uma invenção do designer canadense Charles Bombardier, que diz ter tirado proveito de um fenômeno aerodinâmico chamado “Long penetration mode” (LPM) para criar a aeronave. Segundo a BBC, Bombardier disse que a ideia de ir de Nova York a Londres em 20 minutos é algo que está interessando muito às pessoas, já que a maioria da população sonha com um sistema de transporte que fosse capaz de viajar de um lugar do planeta para outro em alta velocidade.
A aeronave Antipode teria capacidade para 10 pessoas. Bombardier diz que a aeronave decolaria de uma pista normal, mas usaria foguetes em suas asas para voar até 40.000 pés, onde a verdadeira diversão começaria. Neste ponto, o computador de bordo da aeronave iria acender um motor supersônico e acelerar o jato.
O avião teria a capacidade de canalizar o ar em velocidade supersônica através de um bocal. Atualmente, o jato é apenas um conceito, mas a expectativa é que essa ideia seja colocada em prática assim que a equipe responsável conseguir obter financiamento para realizar mais pesquisas.
O objetivo é que este novo avião seja 12 vezes mais rápido do que o Concorde. De acordo com Charles Bombardier, o desenhista industrial responsável pelo projeto, o avião seria uma verdadeira revolução hipersônica.
Entenda sobre a velocidade Mach 1, mach 2…
Mach 1, Mach 2… Aviões de Caça
As asas do Antipode seriam equipadas com propulsores de foguetes e os motores queimariam o próprio oxigênio da atmosfera, ao invés de carregar tanques pesados de oxigênio ou outro combustível. Bombardier já foi contatado por Joseph Hazeltine, um engenheiro que fornece sustentação técnica para a NASA e que estaria interessado no projeto.
A ideia agora é desenvolver um mecanismo que seja capaz de abafar o ruído produzido pela quebra da barreira do som. Apesar da empolgação dos pesquisadores, o idealizador do projeto sabe que este conceito de aeronave ainda está a décadas de distância da realidade.
Por enquanto, essa ideia está apenas no papel e foi divulgada para que outros designers possam construir máquinas semelhantes ou colaborar com o projeto.