O Brasil é um país marcado por grandes escândalos políticos. A corrupção é a causa de grandes prejuízos econômicos e sociais de nosso país, levando a perda de cerca de R$ 69 bilhões por ano.
A organização “Transparência Internacional” faz um levantamento entre 180 países para diagnosticar o nível de corrupção. Nessa lista, o Brasil apare na 75° colocação.
Durante o governo Luís Inácio Lula da Silva foi instituída a Lei da Transparência, com o objetivo de reduzir os índices de corrupção do Brasil. No entanto, anualmente novos casos de esquemas corruptos são divulgados pela imprensa.
A corrupção brasileira está em todas as esferas do poder, e hoje existem métodos de mapeamento e avaliação das áreas com os maiores índices de desvio de conduta de políticos.
Levando em conta as cassações políticas ocasionadas pela corrupção, os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia se destacam. Mas o topo da lista da corrupção brasileira é liderada por Sergipe, São Paulo e Paraíba.
Em 2011, Sergipe teve 26 ações de improbidade administrativa contra prefeitos. Os municípios mais corruptos foram Itabaiana, Maruim, Riachão do Dantas e Porto da Folha.
Historicamente, a Região Nordeste apresenta índices elevados de corrupção se comparado as demais regiões do país.
Existe na internet um aplicativo que mostra o Mapa da Corrupção Brasileira. A ferramenta, lançada no Google Maps, conta com mais de 120 mil acessos e 200 registros de desvio de conduta de políticos.