As mudanças tecnológicas em segurança e tecnologia nos próximos anos serão numerosas: a Internet das Coisas, criptomoedas, criptografia SSL, segurança nacional e muito mais.
Enquanto isso, nas próximas duas décadas, em que a relação com a tecnologia implicará em consideráveis mudanças organizacionais e nos sistemas de controle, surge um novo tema: o Bug do ano de 2038, que de acordo com os acadêmicos, poderá gerar uma grande falha nos sistemas computacionais.
Medo e clamor sobre o evento estão aumentando, porque quando chegarmos em 19 de janeiro de 2038 alguns sistemas podem falhar. Vamos ver em que consiste o novo BUG.
O que poderia acontecer em 2038
A maioria dos Programas em C usam uma biblioteca de rotina que estabelece um formato padrão de 4 bytes para armazenar valores de tempo e também fornece uma série de funções para converter, exibir e calcular valores de tempo.
O formato padrão de 4 bytes pressupõe que o início do tempo é 1 de janeiro de 1970 às 12:00 da tarde. Este valor é definido como 0. Qualquer valor de data e hora é expresso como o número de segundos após este zero. Assim, por exemplo, 919642718 é 919.642.718 segundos depois das 12:00:00 de 1º de janeiro de 1970, que é domingo, 21 de fevereiro de 1999, às 4:18:38 da US time.
Esses sistemas armazenam a hora como um inteiro de 32 bits assinado e um inteiro com 4 bytes assinados atingem um valor máximo de 2.147.483.647. Aqui está o problema de 2038: na verdade, nesta data, qualquer programa C ou derivativo, que use a biblioteca de horário padrão, começará a ter problemas com os cálculos de data.
Como o problema foi descoberto
O ponto é realmente conhecido por algum tempo, quando a AOL Server (um servidor AOL open source) caiu em maio de 2006. O software foi projetado para que as consultas iniciadas no banco de dados nunca expirem, mas em vez de definir o tempo limite para 0, foi definido para 1 bilhão de segundos no futuro. Mas, 1 bilhão de segundos depois de 12 de maio de 2006 às 21:27 e 28 segundos depois de 2038, e o sistema calculou um tempo limite negativo, que caiu.
Isso atingiu o Rover Spirit, um robô lançado no espaço em Marte, que caiu e não respondeu por vários dias por causa do problema.
Quais poderiam ser os impactos?
De acordo com alguns especialistas, o novo “bug” deve ser um pouco mais fácil de resolver do que o Bug do Milênio em mainframes. Por exemplo, você pode recompilar programas bem escritos com uma nova versão da biblioteca que usa valores de 8 bytes para o formato de armazenamento.
Segundo outros, no entanto, a presença de dispositivos de 32 bits, parte de sistemas integrados, chega a centenas de milhares de peças, assim como a presença de sistemas obsoletos ou “escondidos” na infraestrutura da empresa. Portanto, pode ser longo e complexo identificá-los e substituí-los a tempo. Talvez, iniciar um mapeamento possa ser útil.
Veja também: