Há cerca de seis mil anos atrás a Península Ibérica abrigou cavalos selvagens refugiados. Isso foi extremamente importante para que os animais fossem domesticados posteriormente.
A Península Ibérica foi de extrema importância para a evolução desses animais. O local serviu de refúgio para os cavalos. Nesse período, em que a maior parte da Europa estava coberta por vegetação densa, a Península Ibérica e a Ásia Central tinham pouca vegetação.
Depois de a natureza por si mesma garantir a sobrevivência dos cavalos, a domesticação do animal foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade. Depois que os animais foram dominados, eles proporcionaram enormes vantagens em viagens de longa distância, na agricultura, nas guerras e no comércio.
Pesquisadores ainda estudam como teria sido a forma exata de captura e domesticação dos animais que, até então, eram selvagens.
É extremamente natural o processo de domesticação de um animal, visto que o ser humano é o mamífero é mais desenvolvido e por isso acaba exercendo domínio sobre todas outras espécies.
Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com