Desde que a indústria petrolífera começou sua expansão, muitos acidentes foram registrados. Os vazamentos de petróleo têm sido constantes na história moderna causando grande prejuízo para a natureza e a vida marinha. Entre os principais vazamentos de petróleo da história podemos citar os seguintes casos:
Golfo do México – Uma explosão, seguinda do afundamento da plataforma da British Petrolium, causou danos ambientais de grande alcance. Foi o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos.
Ixtoc I – Um superpetroleiro explodiu há 30 anos e derramou 454 mil toneladas de petróleo na baía de Campeche, no México.
Exxon Valdez – Entrou para a história como um dos mais graves e emblemáticos acidentes. Em 1989, a embarcação americana contaminou 2.000 quilômetros de um litoral intocado, matando milhares de animais marinhos e aves. Duas décadas depois, ainda restam 95 mil litros de óleo na região.
Guerra do Golfo, Kuwait, Golfo Pérsico – Em janeiro de 1991 derramou 1 milhão e 360 mil toneladas de óleo no Golfo Pérsico depois que forças iraquianas abriram as válvulas de poços de petróleo e oleodutos ao se retirarem do Kuwait.
Atlantic Empress – Tobago, Caribe, em julho de 1979 durante uma tempestade tropical, dois superpetroleiros gigantescos colidiram próximos à ilha caribenha de Tobago. O acidente matou 26 membros da tripulação e despejou milhões de litros de petróleo bruto no mar.
Amoco Cadiz – Na França, em março de 1978, foram despejadas 223 mil toneladas de petróleo em um dos piores acidentes petrolíferos do mundo. Na ocasião, o supertanque Amoco Cadiz rompeu-se ao meio perto da costa noroeste da França. O vazamento matou milhares de moluscos e ouriços do mar.
Juliana Miranda – SitedeCuriosidades.com