Animais

Pesquisador revela porque os gatos ‘amassam pãozinho’ o tempo todo

Quem já conviveu com gatos provavelmente já percebeu que são bichos peculiares. Existem muitos preconceitos relacionados aos felinos, mas uma ideia geral que se confirma é o temperamento. Gatos são animais bastante temperamentais. Os felinos são animais de emocional bastante difícil de compreender e lidar.

Um dos maiores problemas para quem tenta entender os gatos é a tendência a compara-los com os cães. Muitas pessoas acabam traçando comparações que não são justas. Embora sejam os dois animais mais domesticados mundo afora, são espécies diferentes. Ninguém compara um tubarão a uma baleia, não é?

Mas gatos costumam ser mal-interpretados e mal-compreendidos. Ao contrário do que as pessoas pensam, gatos são carinhosos e companheiros. Quem tem um bichano em casa vai confirmar: são animais leais e muito companheiros. Ao mesmo tempo, são bichos de instinto muito forte.

Muito do comportamento destes animais parte justamente disso: do instinto. O jeito como caçam, o jeito como brincam, o jeito como dormem ao longo do dia e são ativos a noite… O grande “problema” é como demostram seus sentimentos porque são difíceis neste aspecto.

A maioria das pessoas esta acostumada com cães, mas estes animais não tem problemas em se expressar. Geralmente você sabe quando um cão esta feliz, quando esta com raiva, quando esta gostando ou não, quando esta assustado… São animais mais simples de serem lidos. Os gatos, por sua vez, não.

Quem tem experiência com os bichanos é capaz de entender um sinal ou outro, ou conhecer bem o seu animal em especial. Ainda assim, é difícil falar por toda a espécie. Apesar disso, existem sim comportamentos que são naturais a todos os gatos, porque são instintivos. É justamente sobre isso o assunto.

O que é o amassar pãozinho?

Se você já interagiu com algum gatinho já deve ter percebido que ele tem mania de “massagear”. É um movimento repetitivo de puxar e empurrar algo com a pata. Eles fazem isso entre si, com panos, almofadas e até mesmo com o dono. Sempre existiu a questão do que isso significa e agora temos a resposta.

Ao que tudo indica, segundo pesquisa de cientistas, os gatos tem esse comportamento para demostrar que estão relaxados. Quem já observou gatinhos filhotes deve ter percebido que eles fazem isso na mama da mãe. Geralmente, este movimento demostra para a mamãe que eles estão relaxados e prontos para se alimentarem.

O mesmo continua acontecendo quando estão adultos. Para demostrarem relaxamento e tranquilidade, reforçam esse movimento. Quando associado ao ronronar, significa conforto total e este é um bom sinal. Se seus gatos fazem isso é porque se sentem seguros e confortáveis.

Além disso, as patinhas do gato possuem glândulas odoríferas. Isso significa que ao “amassar o pãozinho”, eles distribuem seu cheiro por aí. Isso significa que eles também marcam seu território fazendo isso. Então não é nada com o que você deva se preocupar, pelo contrário.

Se o seu gatinho amassa o pãozinho em você, pode ser uma tentativa de se comunicar. Ao fazer isso, ele esta dizendo que se sente seguro e que você é uma pessoa de confiança.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]