A Estrutura de Richat, também conhecida como o “Olho da África”, é uma estrutura com formato circular, que fica na região da Mauritânia, nas proximidades do deserto do Saara.
Essa estrutura tem aproximadamente 48 km de diâmetro e foi encontrada em 1965, durante uma missão norte-americana. Estudos geológicos afirmam que a Estrutura de Richat surgiu a partir de uma erupção vulcânica que teria acontecido há mais de 100 milhões de anos.
Essa formação só pode ser vista a partir do espaço e vem atraindo a atenção mundial há anos. Agora, teorias da conspiração afirmam que a Estrutura de Richat poderia ser, na verdade, Atlântida.
A estrutura pode ser vista no Google Maps e tem um aspecto bastante característico. A formação pode ser encontrada nas coordenadas 21.003547, -11.240679.
A afirmação de que a Estrutura de Richat pode ser a cidade perdida de Atlântida, que está escondida há séculos, partiu de teóricos da conspiração. Os estudiosos estão certos de que imagens de satélite podem confirmar a localização de Atlântida em uma parte do Deserto do Saara que cobre a nação da Mauritânia.
A cidade perdida de Atlântida é uma ilha mítica mencionada no trabalho do antigo filósofo grego Platão, em 350 a.C. Muitos acreditam que a cidade de Atlântida desapareceu misteriosamente.
Crédito da imagem: Wikimedia
A teoria mais popular explicando o desaparecimento de Atlântida diz que a ilha está no fundo do Oceano Atlântico ou do Mediterrâneo. De acordo com Platão, a cidade de Atlântida desapareceu completamente “em um único dia e noite de desgraça”.
Apesar de existirem evidências que apontam que Atlântida é apenas uma obra de ficção, vários teóricos da conspiração têm tentado encontrá-la há décadas no fundo do mar. Uma nova teoria baseada em imagens de satélite do norte da África sugere que Atlântida poderia ter passado milhares de anos em campo aberto.
A suposta localização da cidade perdida seria o centro de Mauritânia, perto da cidade de Ouadane, em uma estrutura conhecida como o Olho do Saara. Os estudiosos do tema estão se esforçando para tentar provar a localização de Atlântida na região onde está a Estrutura de Richat.
A formação tem incríveis círculos concêntricos escavados em rocha, é bastante incomum e amplamente considerada pelos geólogos como uma estrutura natural causada pela chamada invasão lacolítica. Vale dizer que um lacólito é uma folha de material rochoso injetada entre duas camadas de rochas sedimentares, o que causa uma deformação do solo ao redor. A teoria foi, no entanto, recebida com ceticismo pela comunidade online.