Você já parou para pensar por que as panelas de pressão cozinham os alimentos mais rapidamente do que as panelas convencionais? Existe uma resposta para isso, e nós vamos explicar para você!
As panelas de pressão utilizam um sistema de cozimento com água fervente, em temperatura de ebulição. A pressão, ou seja, o ambiente que se forma dentro da panela fechada, mantém o ponto de ebulição alto e torna mais difícil a fuga das moléculas. Nessa condição, os alimentos cozinham mais rapidamente.
Quando a panela de pressão é necessária?
A panela de pressão é utilizada em situações nas quais é necessário cozinhar mais rapidamente. Quando as panelas estão abertas, os alimentos demoram mais cozinhar. Por isso, as panelas fechadas, com maior pressão interna, tornam o cozimento mais dinâmico e rápido, otimizando o preparo dos alimentos.
A pressão interna da panela é maior do que pressão atmosférica. Ao aumentar o ponto de ebulição do líquido, o utensílio cozinha mais rapidamente os alimentos.
A característica de cozimento da panela de pressão faz com que ela seja um dos objetos mais importantes das cozinhas. É uma panela eficiente, que cozinha em menor tempo, mas precisa ser utilizada corretamente, a fim de evitar acidentes domésticos.
Dentro da panela de pressão, a água ferve a cerca de 120° graus. Essa panela fica totalmente vedada, evitando que o vapor d’agua escape. Por causa de sua pressão elevada, a temperatura de ebulição da água se torna maior e o cozimento se torna mais ágil.
Leia também:
Acidentes com panelas de pressão
Ao utilizar uma panela de pressão em casa, fique atento a alguns comportamentos de segurança:
· Verifique se a trava de segurança e a válvula de segurança estão em ordem;
· Confira as condições da borracha de vedação;
· Utilize sempre válvula com pino;
· O pino é o acessório responsável por manter a pressão interna constante, o que evita uma possível explosão;
· Quando o pino gira e solta fumaça, ele está eliminando o excesso de vapor do interior da panela. Esse processo é importante;
· Só encha a panela até o nível máximo indicado em seu interior. Não coloque água em excesso;
· A panela de pressão precisa trabalhar com água;
· Quando o pino começar a girar, abaixe o fogo;
· Tenha certeza de que a borracha da tampa está bem colocada;
· Depois de cozinhar, deixe a panela resfriar antes de retirar a tampa;
· Nunca abra a panela ainda com pressão;
· Depois que o pino parar de fazer barulho, a panela já está totalmente sem pressão.