A temperatura é uma variável utilizada por meteorologistas para fazer a previsão do tempo. A medição de temperatura é estudada pela ciência há muitos anos.
Segundo estudos recentes, os anos entre 2001 e 2010, foram os mais quentes da história. É possível saber isso, pois os cientistas fazem uma comparação e tiram uma média das temperaturas do mundo.
Os pesquisadores começaram a medir a temperatura e o clima do planeta de um jeito mais moderno, no ano de 1850. De lá para cá, eles constataram que a temperatura na Terra só faz aumentar.
Para muitos meteorologistas, o aumento da temperatura da Terra representa um alerta: o planeta está mais quente porque os homens estão tratando o planeta e a natureza com descaso.
Todos os dias são liberados gases que causam o efeito estufa, como CO2 e metano. Com a criação das diversas escalas, o homem sentiu a necessidade de definir as curvas dos vários da variação da temperatura no planeta por meio de sensores e de observação da atmosfera.
A evolução da previsão do tempo evoluiu mesmo depois de 1889, quando os pesquisadores chegaram a ITS-90 (International Temperature Scale). Atualmente as escalas mais utilizadas são Celsius e Fahrenheit.
Crédito da imagem: Climate lab book