Você já parou para questionar porque enjoamos de tantas coisas ao longo da vida? Enjoamos da mesma rotina, do trabalho, do nosso carro, das coisas e roupas que compramos, dos alimentos, enjoamos de ouvir as mesmas músicas e, até mesmo, de passar todos os dias pelos mesmos caminhos. Por que será que isso acontece? Por que o ser humano está sempre em busca de novidades para se manter satisfeito? Confira algumas respostas neste artigo!
Por que o ser humano sempre se cansa das coisas?
O ser humano tem uma grande necessidade de mudança. Nós nos cansamos da mesmice e gostamos da sensação de desvendar novas possibilidades em tudo. Além disso, o estilo de vida da sociedade moderna também é um incentivador para este comportamento baseado no “descartável”, onde tudo deve ser substituído o tempo todo para garantir status e reconhecimento.
De acordo com os psicólogos, as pessoas acabam se viciando em descartar e acabam considerando normal mudar de gostos, de relacionamentos e de atividades de maneira constante. Entretanto, esse tipo de comportamento também pode indicar alguns tipos de psicopatias e transtornos de personalidade. Por isso, o mais indicado é buscar a psicoterapia para descobrir de onde vem esse sentimento de se enjoar constantemente de tudo.
Confira alguns transtornos relacionados com a atitude de enjoar das coisas e das pessoas:
Personalidade Histérica – As pessoas com esse tipo de personalidade tendem a se influenciar facilmente com as circunstâncias e com a opinião dos outros, estão sempre buscando se autoafirmar, são egocêntricas, impacientes e imediatistas. Estas pessoas gostam de se sentir constantemente recompensadas e, por isso, se enjoam rapidamente de coisas e pessoas. O tratamento recomendado é a psicoterapia cognitivo-comportamental.
Transtorno de Borderline – Este transtorno afasta as pessoas do convívio social e causa ansiedade, impulsividade, fácil desapontamento, irritabilidade, baixa autoestima e instabilidade nos sentimentos, podendo amar e odiar uma pessoa, coisa ou atividade em um curto intervalo de tempo. Estas pessoas costumam idealizar muito os relacionamentos e acabam vivendo de forma conturbada e instável. Têm um perfil manipulador e ameaçador, e buscam sempre mudar de amigos, de cidade, de trabalho e de grupos sociais.
Quando buscar ajuda?
Se você é uma pessoa que se enjoa rapidamente de tudo, procure a ajuda de um terapeuta para investigar essa condição. A psicoterapia traz autoconhecimento e ajuda a enfrentar medos, problemas comportamentais e transtornos, evitando quadros de depressão e de outras doenças. Todo padrão de comportamento considerado incômodo e prejudicial para a vida social e profissional deve ser tratado!