É comum vermos pessoas dando risada e fazendo piada com a gagueira alheia. O que muita gente que brinca com isso não sabe é que a gagueira é um distúrbio da linguagem provocado por causas emocionais.
O problema aparece, geralmente, na infância, entre 2 e 6 anos de idade. A gagueira é causada por uma certa ansiedade no momento da fala. O diagnóstico do problema é feito por um fonoaudiólogo.
De uma maneira geral, a gagueira está relacionada com a fala interrompida. Esse problema tem cura e pode ser tratado com a ajuda de um fonoaudiólogo e um psicólogo. Quanto mais cedo a pessoa começar o tratamento, mais eficaz ele será.
Segundo especialistas, a gagueira pode ser uma reação episódica ao estresse. Assim, as pessoas gaguejam porque estão sob tensão. Isso pode acontecer quando alguém tem que falar em público ou enfrentar uma situação de muita pressão psicológica.
O ponto mais importante sobre a gagueira é que os portadores desse problema não devem passar por constrangimentos. A família deve entender que a gagueira tem cura e evitar as piadas desagradáveis.
Um fato curioso sobre o problema é que a gagueira não aparece quando as pessoas estão cantando. Isso acontece porque normalmente as pessoas conhecem a letra da canção e não precisam fornecer informações novas ou dar uma opinião. O mesmo acontece quando o gago treina antes de falar.
A gagueira também está relacionada a falhas no sistema auditivo e à falta de sincronia no sistema nervoso. Dessa forma, a pessoa quer falar algo, mas não consegue se expressar.