Os brasileiros estão acostumados a ouvirem a expressão “nossa, esse lugar parece a casa da mãe Joana”. Mas quem será essa tal mãe Joana, e por que a frase se tornou tão popular no Brasil?
A expressão casa da mãe Joana é utilizada para demonstrar que um lugar está bagunçado, confuso ou desorganizado. Essa frase surgiu no século XIV, como referência às aventuras vividas pela Rainha Joana I, de Nápoles.
A rainha Joana era envolvida com a cultura, com poetas e intelectuais. Ela era muito bonita e inteligente e acabou se casando com seu primo Andrew.
Pouco tempo depois do casamento, Andrew foi assassinado num crime que teve a participação de Joana. Como vingança, o irmão de Andrew ordenou a invasão de Nápoles em 1348.
Joana, então, se tornou uma fugitiva. Ela acabou se dirigindo para a França e se instalou num palácio.
Em sua vida de fuga, Joana se tornou autoritária. Ela passou a regulamentar os bordéis de Avignon, que ficaram conhecidos como ”Paço da Mãe Joana”.
Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, Carlos de Anjou. A história chegou ao Brasil e acabou adaptada para “Casa da mãe Joana”.