O ser humano tem a necessidade de comer para se manter vivo. A alimentação é responsável por garantir a energia que move o corpo humano e garante suas funções vitais.
O cérebro humano envia mensagens ao organismo mostrando a necessidade da alimentação. Sendo assim, podemos afirmar que comemos para nos mantermos vivos.
Contudo, a relação do homem com a comida foi transformada com o passar dos anos. Antigamente, as pessoas comiam apenas por necessidade. Hoje, comemos por ansiedade, compulsão e para cumprir formalidades sociais, encontrar pessoas e nos divertir.
O grande problema da alimentação moderna é que ela é baseada em produtos industrializados, ricos em sódio, açúcar e gorduras prejudiciais à saúde. Nossos alimentos são repletos de conservantes, corantes e fortificantes, substâncias químicas muito nocivas. O exagero no consumo de doces e carboidratos também tem contribuído para aumentar de forma alarmante os casos de obesidade no mundo.
Estudos indicam que um adulto saudável poderia ficar dez ou vinte dias sem comida, apenas bebendo água. É claro que ninguém seria tão radical a esse ponto, mas é preciso parar para avaliar se realmente precisamos comer da maneira como comemos nos dias de hoje, sempre de forma exagerada e escolhendo os piores alimentos.