Os piolhos são insetos que fazem parte da ordem Phthiraptera. Este bichinho terrível adora habitar a cabeça dos seres humanos, especialmente das crianças. Mas você sabe por que os pequenos são as vítimas preferidas dos piolhos?
Ao contrário do que você possa imaginar, não existe uma explicação biológica para a infestação de piolhos nas cabeças das crianças. A verdade é que elas são mais atingidas por estes insetos porque estão mais vulneráveis.
A espécie de piolho que vive no ser humano é chamada de Pediculus capitis. O inseto infesta os cabelos dos hospedeiros com o objetivo de sugar o sangue, alimento da espécie.
Ao picar o couro cabeludo, o piolho retira o sangue necessário para sua nutrição, causando aquela tradicional coceira, tão incômoda.
Por que as crianças?
As crianças são vítimas frequentes dos piolhos porque estão rotineiramente em creches e escolas, ambientes por onde os insetos circulam nas cabeças de outros pequenos. Ao manterem um contato próximo no dia a dia e dividirem objetos como pentes, bonés e almofadas, as crianças passam os piolhos umas para as outras.
Já no ambiente dos adultos, o contato entre as pessoas costuma ser mais distante, com mais formalidade. Dessa forma, mesmo que um adulto esteja com piolho, fica mais difícil passar para os colegas de trabalho.
Sendo assim, a infância é realmente a fase de risco para o surgimento dos piolhos. Como as crianças são mais sensíveis, a infestação dos insetos se torna mais rápida.
Existem alguns pesquisadores que afirmam que os piolhos podem preferir as cabeças das crianças por questões hormonais. Segundo os cientistas, a presença dos hormônios cairomônios poderia tornar o sangue das crianças mais apetitoso para os insetos, mas isso ainda não foi comprovado.
Ainda de acordo com os biólogos, os principais períodos de transmissão e infestação de piolhos acontecem em janeiro e agosto, nos meses de volta às aulas, depois do período de férias. Vale dizer que os piolhos existem em todas as regiões do planeta e infestam pessoas de todas as classes sociais e etnias.
Em geral, o tempo de vida de um piolho dura um mês. Neste período, ele pode colocar até 100 ovos, que são as famosas lêndeas. Uma infestação média de piolhos na cabeça de uma criança pode ter cerca de 50 insetos. As áreas da nuca e das orelhas são as preferidas pelos insetos para colocar os ovos.
O tratamento mais recomendado para acabar com o problema é feito à base de shampoos específicos e loções contra piolhos. O bom e velho pente fino também deve ser usado no combate ao inseto!