As Ilhas Canárias fazem parte de um arquipélago espanhol localizado no oceano Atlântico, estende-se por uma área de 7 447 km² e corresponde à oitava região mais populosa da Espanha. Essa região, conhecida desde a Antiguidade, foi provavelmente habitada pelos cartagineses em tempos remotos.
O arquipélago das Canárias é formado por sete ilhas principais, divididas em duas províncias (Província de Santa Cruz de Tenerife e Província de Las Palmas), e várias pequenas ilhas e ilhéus costeiros.
Há registros históricos de que Juba II, rei da Numibia, foi quem reconheceu essas terras. Ao se deparar com numerosas matilhas de cães selvagens o rei batizou o arquipélago de Canariae Insulae (em latim, ilhas dos cães).
Acredita-se que esses cães, de porte impressionantemente avantajado, tenham sido levados para lá por viajantes originários do norte da África. O pássaro canário, registrado na Europa desde o século 16, ganhou esse nome porque foi trazido das Ilhas Canárias para o continente.
Curiosamente, o nome do pássaro deriva do substantivo “canária” que por sua vez, possui a mesma raiz que “canil” ou “canino”.