Mundo Bizarro

Por que Ilhas Canárias?

Muitas vezes as origens das palavras revelam muito mais sobre uma região do que podemos imaginar.

As Ilhas Canárias fazem parte de um arquipélago espanhol localizado no oceano Atlântico, estende-se por uma área de 7 447 km² e corresponde à oitava região mais populosa da Espanha. Essa região, conhecida desde a Antiguidade, foi provavelmente habitada pelos cartagineses em tempos remotos.

O arquipélago das Canárias é formado por sete ilhas principais, divididas em duas províncias (Província de Santa Cruz de Tenerife e Província de Las Palmas), e várias pequenas ilhas e ilhéus costeiros.

Há registros históricos de que Juba II, rei da Numibia, foi quem reconheceu essas terras. Ao se deparar com numerosas matilhas de cães selvagens o rei batizou o arquipélago de Canariae Insulae (em latim, ilhas dos cães).

Acredita-se que esses cães, de porte impressionantemente avantajado, tenham sido levados para lá por viajantes originários do norte da África. O pássaro canário, registrado na Europa desde o século 16, ganhou esse nome porque foi trazido das Ilhas Canárias para o continente.

ANÚNCIOS

Curiosamente, o nome do pássaro deriva do substantivo “canária” que por sua vez, possui a mesma raiz que “canil” ou “canino”.

Sobre o Autor