Cotidiano

Por que não é individualizado o consumo de água dos prédios?

Os condomínios não têm conta de água individualizada porque contam apenas com um hidrômetro, mas é possível mudar essa realidade e economizar. Saiba mais!

O consumo de água em condomínio tem sido uma polêmica muito discutida. Nos prédios mais antigos, o sistema de medição do consumo de água é coletivo, o que impossibilita os moradores de saber quanto realmente estão gastando de água por mês. Isso acontece porque existe apenas um hidrômetro na construção.

Já nos prédios mais modernos, os apartamentos já contam com medidores individuais, o que garante uma cobrança mais justa. A reclamação dos moradores de prédios é que não é correto que uma pessoa que mora sozinha pague a mesma conta de uma família com cinco pessoas, por exemplo. Outro ponto que precisa ser debatido é o consumo abusivo que o hidrômetro coletivo proporciona.

Quando o prédio tem apenas um hidrômetro, o uso da água é abusivo, pois os moradores não precisam se preocupar com o volume de água que gastam. Já no sistema de medição individualizada de água, os consumidores pagam diretamente pelo uso, o que pode pode contribuir para uma redução considerável do desperdício.

Com hidrômetros individuais, cada apartamento paga somente o valor que corresponde ao seu consumo interno de água. Isso evita o rateio injusto das despesas do prédio. Em algumas edificações a implantação de medição individualizada já registrou reduções de até 43% no consumo de água.

ANÚNCIOS

Nos prédios onde não existe a individualização da conta de água, a fatura é igualmente dividida por todas as unidades habitacionais.

Sobre o Autor