Você por acaso já teve a sensação de que as ruas são mais seguras quando faz frio ou chove? É claro que a chuva, ou o tempo frio, não são um pacto de paz em lugar nenhum do mundo – os crimes continuam. No entanto, é notável que muitos crimes de caráter violento sofrem uma redução nesse período. Já se perguntou por que?
Uma das vias explicativas para esse fato foi apresentada em um estudo publicado no Psychology Today. Para entender, pergunte a si mesmo quantas vezes você se sentiu abatido durante um dia mais frio. Muitas pessoas experimentam uma espécie de melancolia durante períodos mais frios do ano; ao mesmo tempo que podem experimentar sentimentos de frustração, irritação e estresse durante o calor.
De um lado, é bom saber que você não é a única pessoa que sofre alterações de humor em função do clima. Por outro lado, é esquisito a ideia de que isso é um fenômeno real e que atinge milhões de pessoas. Essa, portanto, é uma forma de interpretar a mudança no número de crimes violentos com a mudança do clima.
Tentar quantificar o mau humor não é uma tarefa fácil, mas muitos estudos já tentaram. Em um experimento, por exemplo, 64 alunos receberam avaliações pessoais de um estranho e, em seguida, foi oferecida a oportunidade de dar a essa pessoa um choque elétrico. Alguns receberam feedback positivo e alguns negativos, enquanto o quarto em que estavam era desconfortavelmente quente ou desconfortavelmente frio.
A equipe constatou que conforme a temperatura aumentava, os alunos ficavam mais agressivos e optavam por eletrocutar seu avaliador (não se preocupe, eles estavam fingindo), até que esquentasse ainda mais, momento em que voltariam a ficar menos agressivos. Interessante, ne? Mas, ainda assim, insuficiente para ter grandes conclusões.
Novos estudos
Esse não é um tema incomum já que muitos pesquisadores tentam quebrar essa equação e encontrar a relação entre a temperatura e o humor das pessoas. Um estudo em Los Angeles, por exemplo, analisou as temperaturas na cidade em comparação com a taxa de criminalidade, descobrindo que “o crime geral aumenta em 2,2% e o crime violento em 5,7% em dias com temperaturas máximas diárias acima de 29,4 ° C em comparação com dias abaixo desse limite“, segundo o estudo. A tendência pode ser observada tanto em Londres quanto nos Estados Unidos, onde a taxa de homicídios aumenta cerca de 3% quando faz calor.
Ja no México, onde vários estudos também foram conduzidos sobre o mesmo tema, os pesquisadores constataram uma relação proporcional também. Os pesquisadores descobriram que em dias quentes (com temperaturas acima de 32ºC) tendem a ter um terço mais denuncias de crimes do que em dias frios (com temperaturas iguais ou menores que 10ºC).
É claro que não se pode resumir os números apenas a temperatura, já que existem muitos fatores. No entanto, essas pesquisas provam que existe sim uma relação entre a quantidade de crimes violentos e o clima. Apesar de não ser algo tão simples, trata-se de um fato com relações claras e que podem ser ainda mais investigadas.