A natureza é cheia de animais incríveis e belos. Um exemplo disso são os flamingos, um tipo de ave que pode ser muito exótica porque tem uma cor rosa incomum entre outras espécies de animais do mundo. Você sabe por que essas aves adquirem essa cor apesar de nascerem como pintos cinzentos? É o que desvendaremos a seguir.
Dieta determina a cor dos flamingos
As penas dos flamingos recém-nascidos são cinzas, mas quando começam a crescer, tornam-se brancas e às vezes começam a aparecer tons de rosa, laranja e vermelho. Isto é devido à comida que eles se alimentam. Especificamente para o teor de carotenoides da sua dieta. Estes estão presentes em algas e crustáceos que os flamingos costumam comer em zonas húmidas e áreas aquáticas.
Carotenoides são pigmentos orgânicos encontrados em plantas, vegetais e organismos fotossintéticos que os animais adquirem através de sua dieta. Aqueles que consomem flamingos tendem a serem de tons vermelhos e laranjas. Os carotenoides, sendo lipossolúveis, dissolvem-se no fígado desses animais entre as gorduras e são armazenados como depósitos nas penas, dando-lhes uma cor resultante do acúmulo dessas substâncias.
Portanto, à medida que os flamingos crescem, a cor de suas penas torna-se mais intensa devido ao acúmulo dessas substâncias.
As cores variam dependendo do tipo de carotenoides que comem. Isto é o que determina que existam diferentes populações destes animais em todo o mundo com cores diferentes. A cantaxantina é o tipo de substância que dá aos flamingos aquela cor rosada tão característica em suas espécies. Se esses animais parassem de comer essa substância, voltariam para a cor branca.