No dia 21 de setembro de 2017, telespectadores de estações de TV da Califórnia foram surpreendidos por uma estranha mensagem ao vivo. A programação original foi interrompida e uma voz entrou no ar para anunciar que o fim dos tempos estava próximo.
Os espectadores da Cox Communications, Bravo e HGTV se assustaram quando perceberam que sua programação regular havia sido cortada e que no lugar havia aparecido uma tela com as palavras “Alerta de Emergência”. Ao fundo da estranha mensagem escutava-se um som de pânico.
Uma mensagem falava sobre um programa especial e sobre elementos infiltrados em uma área militar, chamada de Área 51. Outra gravação deixou um aviso de que “tempos extremamente violentos virão”.
Algumas pessoas chegaram a imaginar que o Sistema de Alerta de Emergência (EAS), dos Estados Unidos, tivesse sido invadido por hackers. Esse sistema permite que autoridades ocupem as estações de TV e rádio para exibir alertas de emergência importantes, como avisos climáticos severos. Vários telespectadores entraram em contato com as estações de TV para questionar o ocorrido, mas não obtiveram resposta.
Mais tarde, ambos os áudios transmitidos foram rastreados. As gravações pertenciam a um programa de rádio sobre teoria da conspiração chamado Coast to Coast AM e a um programa de rádio cristão.
Esse não foi o primeiro caso de invasão às redes de TV
Em 26 de novembro de 1977, um fato semelhante ocorreu. Uma interrupção da transmissão de TV de uma emissora aconteceu com o uso de um transmissor Hannington da Autoridade de Radiodifusão Independente no Reino Unido. A mensagem da transmissão causou certa confusão e a identidade do hacker permaneceu desconhecida.
Veja:
Neste fato, uma voz interrompeu as transmissões de um jornal por seis minutos e afirmou ser um representante de uma “Associação Intergaláctica”. O fato ficou conhecido como “Vrillon”.
A voz invadiu a transmissão da estação local ITV Southern Television, superando o sinal de áudio UHF das notícias que eram lidas por Andrew Gardner. A mensagem da invasão dizia que todas as armas do mal existentes na Terra deveriam ser removidas e que os homens tinham pouco tempo para aprender a viver em paz. Depois do incidente, a rede de TV pediu desculpas.
O fato causou preocupação localmente e atraiu uma publicidade considerável nos jornais. O evento foi relatado em todo o mundo.
Entre outras coisas, a mensagem transmitida em 1977 dizia: “Esta é a voz de Vrillon, um representante do Ashtar Galactic Command, falando com você. Durante muitos anos você nos viu apenas como luzes nos céus. Nós falamos com você agora em paz e sabedoria, como fizemos com seus irmãos e irmãs do planeta Terra. Nós viemos avisá-lo do destino da sua raça e do seu mundo para que você possa comunicar aos seus semelhantes o curso que você deve tomar para evitar o desastre que ameaça seu mundo. O planeta passa agora para a Nova Era de Aquário. A Nova Era pode ser um momento de grande paz e evolução para sua raça, mas somente se seus governantes forem conscientes das forças do mal que podem ofuscar seus julgamentos”.