O Brasil está se preparando para sediar o maior evento de futebol do mundo: A Copa 2014 da FIFA. Os estádios construídos, reformados e readaptados terão que respeitar o padrão Fifa de qualidade e, com certeza, entrarão para a lista dos melhores estádios de futebol do mundo.
Serão 12 novas arenas no cenário nacional, mas para os jogadores profissionais os melhores estádios do Brasil continuam sendo o Maracanã e o Morumbi.
No caso do estádio do São Paulo, que foi descartado para o Mundial, os jogadores afirmam que ele é o melhor do país. A arena foi destaque da revista Monet, que entrevistou 343 atletas de 23 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O Morumbi se destaca pelo gramado e pelas instalações, e é o estádio da preferência nacional. Em seguida vêm o reformado Maracanã, a recém-inaugurada Arena Grêmio, o Mineirão e o Pacaembu.
A maioria dos estádios feitos para a Copa do Mundo no Brasil tem uma infraestrutura de primeiro mundo, com assentos mais confortáveis para arquibancada, cadeiras cativas e acústica perfeita.
De uma maneira geral, o estado de São Paulo apresenta o maior número de estádios de qualidade. Os destaques são: Morumbi, Pacaembu, Vila Belmiro, Arena Barueri e Canindé.
Entre os melhores estádios do Brasil também estão o Mané Garrincha e a Arena Pernambuco. E outros seis estádios estão em construção para a Copa do Mundo e prometem entrar para a lista dos melhores do país, são eles: Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba), Arena Amazônia (Manaus), Estádio das Dunas (Natal), Beira-Rio (Porto Alegre) e Arena de São Paulo (São Paulo).
Depois da Copa das Confederações, realizada em 2013, o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jérôme Valcke, avaliou o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha como um dos melhores do mundo.