Os protestos brasileiros começaram em junho de 2013 e se espalharam por cerca de 338 cidades do país, incluindo 22 capitais de todas as regiões da nação. As manifestações começaram levantando a bandeira do transporte coletivo. Manifestantes exigiam a revisão das tarifas do transporte público, melhorias no sistema e também o passe livre para estudantes.
Ao longo dos protestos pelo país, a imprensa também destacou algumas manifestações e pedidos inusitados. Por meio de cartazes, os jovens aproveitaram para trazer à tona uma série de reivindicações peculiares, sempre fazendo uso da criatividade e de frases de protesto muito engraçadas.
Durante várias semanas, as ruas do Brasil foram tomadas por passeatas que, em muitos momentos, guardaram protestos nada convencionais. Teve gente protestando pelos altos preços da ração para cães, por causa do elevado preço das calças jeans e por causa da alta carga tributária que incide sobre o pote de Whey Protein, um suplemento para ganhar massa muscular, muito utilizado nas academias.
Os protestos engraçados ficaram famosos no Facebook. Algumas fotos de cartazes bem humorados chegaram a ser compartilhadas milhares de vezes na Rede Social.
Nós fizemos a seleção de alguns pedidos inusitados dos recentes protestos brasileiros. Veja:
“Maconha 5 reais. Ir e voltar do trabalho 6,40”
“O governo tá pior que meu ex-namorado”
“A mentira tem perna curta, nove dedos e língua presa”
“Datena faz mais uma pesquisa”
“Larga o candy crush e vem para a rua”
“Feliciano me cura que eu como sua mulher”
“Ia excrever augo legau mas falto edukação”
“Queremos hospitais padrão Fifa”
“Baixem os impostos do meu Whey seus frangos corruptos”
“Enfia os 20 centavos no SUS”
“Sou professora, mas quero salário de puta”
Como podemos ver, os protestos trouxeram para a mídia temas como machismo, racismo, homofobia, ditadura, legalização da maconha, analfabetismo, valorização dos médicos e professores, e muitos outros assuntos relevantes.